Sobre os fatores que influenciam a resposta imune relaciona...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2016 - EBSERH - Enfermeiro (HUPEST-UFSC) |
Q754263 Enfermagem
Sobre os fatores que influenciam a resposta imune relacionados ao vacinado, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. No primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Para algumas vacinas, devido a sua composição, e necessária a administração de um número maior de doses, de acordo com a idade, como ocorre com a vacina conjugada pneumocócica 10 valente, a meningocócica C e a vacina hepatite B. II. As gestantes devem receber apenas vacinas vivas, para que ocorra a passagem dos antígenos vivos atenuados para o feto. III. De maneira geral, não há contraindicação de aplicação de vacinas virais atenuadas para as mães que estejam amamentando, pois não foram observados eventos adversos associados à passagem desses vírus para o recém-nascido. IV. Geralmente, a reação anafilática ocorre na primeira vez em que a pessoa entra em contato com um imunobiológico. Portanto, as próximas doses não estão contraindicadas. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - I e III, apenas.

Vamos analisar cada afirmativa para entender por que esta é a alternativa correta:

I. No primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Isso é verdadeiro. Durante o primeiro ano, o sistema imunológico das crianças não está completamente desenvolvido. Por isso, certas vacinas, como a vacina conjugada pneumocócica 10 valente, a meningocócica C e a vacina hepatite B, exigem múltiplas doses para garantir proteção adequada. O esquema vacinal é elaborado para maximizar a resposta imune durante essa fase crucial de desenvolvimento.

II. As gestantes devem receber apenas vacinas vivas. Esta afirmação está incorreta. Vacinas vivas atenuadas geralmente não são recomendadas para gestantes, pois há um potencial risco de transmissão do vírus atenuado para o feto. Vacinas inativadas, por outro lado, são mais seguras e frequentemente utilizadas em gestantes para proteger tanto a mãe quanto o bebê.

III. Não há contraindicação de aplicação de vacinas virais atenuadas para mães que amamentam. Esta afirmação é correta. A maioria das vacinas virais atenuadas pode ser aplicada em mulheres que estão amamentando, pois não há evidências de que esses vírus causem eventos adversos significativos para o recém-nascido através da amamentação. Isso faz da afirmativa III uma verdade em relação às recomendações atuais de vacinação.

IV. Reação anafilática ocorre na primeira vez que a pessoa entra em contato com um imunobiológico. Esta é uma afirmação falsa. Reações anafiláticas são reações alérgicas graves que geralmente não ocorrem na primeira exposição a um agente, mas sim em exposições subsequentes, após o corpo ter sido sensibilizado. Após uma reação anafilática, novas doses do mesmo imunobiológico são, de fato, contraindicadas.

Portanto, as afirmativas corretas, que refletem as práticas e recomendações atuais em imunização, são a I e a III. Prestar atenção às características do sistema imunológico em relação à idade e às condições maternas é crucial para a administração segura e eficaz das vacinas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I correta 

II incorreta.  Paras as gestantes estão CONTRAINDICADAS vacinas com virus vivo atenuado sendo elas: rubeola, caxumba, catapora e sarampo

III correta 

IV incorreta. Uma vez que a pessoa apresentou choque anafilatico as outras doses automaticamente são CONTRAINDICADAS...sendo o tratamento ouro o uso de adenalina 0,01 ml/kg; hidrocortisona 5mg/kg; prometazina 0,5- 1mg/kg; 

                                                                                             GAB. Letra C

 

I. No primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Para algumas vacinas, devido à sua composição, é necessária a administração de um número maior de doses, de acordo com a idade, como ocorre com a vacina conjugada pneumocócica 10 valente, a meningocócica C e a vacina hepatite B.

 

II. As gestantes não devem receber vacinas vivas, pois existe a possibilidade de passagem dos antígenos vivos atenuados para o feto e de causar alguma alteração, como malformação, aborto ou trabalho de parto prematuro.

Nas situações específicas de profilaxia, estará indicada a imunização passiva, que prevê o recebimento de soros ou imunoglobulinas específicas, como a imunoglobulina específica contra varicela ou hepatite B ou imunoglobulina hiperimune.

 

III. De maneira geral, não há contraindicação de aplicação de vacinas virais atenuadas para as mães que estejam amamentando, pois não foram observados eventos adversos associados à passagem desses vírus para o recém-nascido.

No entanto, a vacina febre amarela não está indicada para mulheres que estejam amamentando, razão pela qual a vacinação deve ser adiada até a criança completar seis meses de idade. Em caso de mulheres que estejam amamentando e tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com o mínimo de 15 dias).

 

IV. Geralmente, a reação anafilática ocorre na primeira vez em que a pessoa entra em contato com o referido imunobiológico. Neste caso, as próximas doses estão contraindicadas.

 

 

 

 

 

- Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, MS, 2014.

 

 

 

Para lactantes que receberam a vacina contra febra amarela, devem suspender a amamentação por 10 dias.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/febre_amarela_guia_profissionais_saude.pdf

Vacina atenuadas podem ser administradas em mães que estejam amamentando. Porém, em caso que estejam amamentando e em situação de risco de febre amarela deve-se, vacinar e suspender a amamentação por um tempo de 10 dias. E só poderá ser feita após 6 meses de vida do bebê.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo