O Manual de rede de frio apresenta orientações para organiz...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - V, V, F, V.
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
1. Identificar o equipamento e sinalizar “USO EXCLUSIVO”, de maneira visível.
Esta afirmativa é verdadeira. Segundo o Manual de rede de frio, é essencial identificar de forma clara e visível que o equipamento é de "uso exclusivo" para imunobiológicos. Isso evita o armazenamento inadequado de outros materiais que poderiam comprometer a temperatura interna e, consequentemente, a eficácia das vacinas.
2. Verificar no Manual do usuário a capacidade útil máxima do equipamento, entre outras informações relacionadas, antes de iniciar o armazenamento dos imunobiológicos.
Esta afirmativa é verdadeira. É fundamental seguir as orientações do fabricante sobre a capacidade máxima e outras instruções para garantir que os imunobiológicos sejam armazenados adequadamente e mantenham sua eficácia.
3. Organizar os imunobiológicos nos compartimentos internos, diferenciando a distribuição dos produtos por tipo ou compartimento, uma vez que as câmaras refrigeradas não possuem distribuição uniforme de temperatura no seu interior.
Esta afirmativa é falsa. Na realidade, as câmaras refrigeradas são projetadas para manter a temperatura uniforme em todo o seu interior, justamente para garantir que todos os imunobiológicos sejam armazenados em condições ideais. A organização por tipo ou compartimento deve seguir principalmente a lógica de acesso e controle, e não uma diferença de temperatura.
4. Elaborar “Mapa Ilustrativo” do equipamento, indicando os tipos de imunobiológico armazenados por compartimento com: nome, lote, validade, quantidade e fluxo de entrada/saída.
Esta afirmativa é verdadeira. Criar um "Mapa Ilustrativo" é uma prática recomendada para facilitar a organização, controle e gestão de estoque, garantindo que todos os imunobiológicos sejam utilizados dentro do prazo de validade e permitindo uma rápida identificação de suas informações essenciais.
Compreender a importância da correta organização e monitoramento no armazenamento de imunobiológicos é fundamental para garantir a eficácia das vacinas e a segurança dos pacientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra D.
De acordo com o MANUAL DE REDE DE FRIO do Programa Nacional de Imunizações..4ª edição.Brasília – DF • 2013.
4.2.4.5 Orientações para organização dos equipamentos
• Organizar os imunobiológicos nos compartimentos internos, SEM A NECESSIDADE DE DIFERENCIAR A DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS POR TIPO OU COMPARTIMENTO, uma vez que as câmaras refrigeradas possuem distribuição uniforme de temperatura no seu interior.
Não entendi essa questão. Se o manual diz que as câmaras possuem distribuição uniforme, qual o motivo da divisão dos imunobiológicos por prateleira?
Aline Conte. De acordo com o novo manual, não é mais utilizado geladeira, sendo necessário substituir por freezer científico ou câmara refrigerada. Somente na geladeira é que ocorre divisão e nela o ar não é uniforme.
Essa questao está muito confusa, se no video aula fala q as vacinas com virus vivo pode ser refrigerado ate -20 e por isso fica proximo ao congelador?????
O novo manual diz que não pode utilizar mais geladeira ou que não são mais indicados? Existe uma diferença.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo