A relação entre esforço e tempo de projeto, mostrando valor ...
Considerando-se essa relação, é correto afirmar que o
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a relação apresentada por Eastman em seu livro "Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos", ao longo do processo de projeto, as decisões tomadas tendem a se aproximar do valor ótimo, resultando em um esforço cada vez mais eficiente. Isso significa que à medida que o projeto avança e mais informações são coletadas e analisadas, as decisões tomadas tendem a ser mais embasadas, resultando em um esforço mais bem direcionado e com maior valor agregado.
LETRA D
Vamos analisar cada alternativa:
A) custo de alterações é diretamente proporcional ao esforço atribuído.
Isso pode não ser necessariamente verdadeiro. O custo das alterações pode variar dependendo de vários fatores, como a natureza e a extensão das alterações, e não apenas do esforço atribuído.
B) custo das alterações de uma edificação se mantém ao longo das etapas de projeto.
Isso também pode não ser verdadeiro. O custo das alterações pode variar ao longo do tempo, dependendo da fase do projeto em que ocorrem e da complexidade das alterações necessárias.
C) BIM reduz significativamente o custo requerido para a produção de documentos para a construção.
Embora o BIM possa levar a eficiências na produção de documentos e redução de erros, não necessariamente reduz o custo do projeto como um todo. Depende de vários fatores, incluindo o nível de integração do BIM no processo e a habilidade da equipe.
D) esforço e o valor das decisões tomadas durante o processo de projeto se aproximam ao longo do tempo.
Essa afirmação faz sentido, pois, ao longo do processo de projeto, a maioria das decisões importantes são tomadas e o esforço para a elaboração do projeto tende a se equilibrar com o valor agregado pelas decisões tomadas.
E) contrato tradicional de serviços de arquitetura sugere um investimento maior entre as fases do anteprojeto e do projeto executivo.
Essa afirmação é consistente com muitos contratos tradicionais de serviços de arquitetura, nos quais as fases iniciais, como o anteprojeto e o projeto básico, demandam mais tempo e esforço do que as fases posteriores, como o projeto executivo, mas não com BIM.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo