O vírus chikungunya é originário da África, onde foi ident...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2016 - EBSERH - Enfermeiro (HUPEST-UFSC) |
Q754271 Enfermagem
O vírus chikungunya é originário da África, onde foi identificado originalmente na Tanzânia em casos humanos febris e em mosquitos Aedes Aegypti. Sobre a Febre de Chikungunya, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

A questão aborda a febre de Chikungunya, uma doença causada por um arbovírus transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um tema relevante na saúde pública, exigindo do candidato conhecimento sobre a biologia do vírus e do mosquito, bem como sobre as características epidemiológicas da doença.

Justificativa da alternativa correta (A):

A alternativa A está correta ao afirmar que os principais hospedeiros dos arbovírus são humanos e primatas não humanos, além de outros vertebrados como roedores, pássaros e pequenos mamíferos. Esses organismos podem atuar como reservatórios naturais para o vírus. Esse conhecimento sobre os hospedeiros é crucial para entender a dinâmica de transmissão dos arbovírus, como o chikungunya.

Análise das alternativas incorretas:

B: A alternativa B está incorreta. O período de incubação extrínseco refere-se ao tempo que o vírus leva para se desenvolver no mosquito vetor, e não no ser humano. No ser humano, o período de incubação da febre de chikungunya é geralmente de 2 a 12 dias.

C: A alternativa C também está errada. O período de incubação intrínseco refere-se ao que ocorre no hospedeiro vertebrado (neste caso, o humano) e não no vetor. Além disso, o período de incubação no vetor, que é efetivamente o período extrínseco, leva, em média, de 2 a 10 dias, dependendo das condições ambientais.

D: A alternativa D está incorreta por afirmar que o mosquito permanece infectante por apenas 4 semanas. Na realidade, uma vez que o mosquito adquire o vírus, ele pode transmitir o vírus pelo resto de sua vida, desde que o ambiente seja adequado.

E: A alternativa E está incorreta porque o período de viremia, que é o período em que o vírus está presente no sangue humano e pode ser transmitido através da picada do mosquito, geralmente dura cerca de 5 a 7 dias, e não até 30 dias. Além disso, a viremia não começa 10 dias antes dos sintomas; ela geralmente coincide ou inicia-se próximo à manifestação dos sintomas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) correta 

B) O periodo de incubação extrinseco, que ocorre no MOSQUITO, dura em media 10 dias. 

C) O periodo de incubação intrinsíco, que ocorrore no HOMEM, dura em media 3 a 7 dias podendo varias de 1 a 12 dias 

D) Depois do periodo de incubação EXTRÍNSECA,o mosquito é capaz de transmitir o vírus a um hospedeiro suscetível, como ser humano. em seguida, o mosquito é capaz de permanecer infectante  ATÉ O FINAL DE SUA VIDA de 6 A 8 SEMANAS  

E) O periodo de veremia no homem  ( que o tempo na qual o hospedeiro é capaz de transmitir o Virus a um mosquito quando picado) dura em media 10 dias podendo iniciar 2 dias antes dos sinais e sintomas e até 8 dias após sinais e sintomas. 

Febre de Chikungunya

 

O nome chikungunya deriva de uma palavra do idioma Makonde, falado no sudeste da Tanzânia, que significa "curvar-se ou tornar-se contorcido" descrevendo a postura adotada pelos pacientes devido à artralgia intensa.

 

Os principais hospedeiros dos arbovírus são humanos e primatas não humanos, além de outros vertebrados como roedores, pássaros e pequenos mamíferos.

 

==> O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias).

==> O extrínseco, que ocorre no vetor, dura em média 10 dias. Os mosquitos adquirem o vírus a partir de um hospedeiro virêmico.

==> Depois do período de incubação extrínseca, o mosquito é capaz de transmitir o vírus a um hospedeiro suscetível, como o ser humano. Em seguida o mosquito permanece infectante até o final da sua vida (6 a 8 semanas).

==> O período de viremia no ser humano pode perdurar por até 10 dias e, geralmente, inicia-se DOIS dias antes da apresentação dos sintomas.

 

Fonte: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/29/Procedimentos-a-serem-adotados-para-a-vigil--ncia-da-Febre-do-Chikungunya-no-Brasil.pdf

#Período de incubação da Chikungunya:

INTRÍNSECO = HUMANO = 3 a 7 dias, podendo variar de 1 a 12 dias

EXTRÍNSECO = VETOR= MOSQUITO = 10 dias

#Mosquito ainda permanece infectante até o final da vida - 6 a 8 semanas

#Viremia no homem = pode durar em média 10 dias. Inicia 2 dias ANTES do surgimento dos sintomas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo