O preparo e aplicação da insulina em pacientes diabéticos r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2016 - EBSERH - Enfermeiro (HUPEST-UFSC) |
Q754272 Enfermagem
O preparo e aplicação da insulina em pacientes diabéticos requer alguns cuidados. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O frasco de insulina deve ser rolado gentilmente entre as mãos para misturá-la, antes de aspirar seu conteúdo. ( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH). ( ) Deve-se sempre limpar o local de aplicação com álcool. ( ) O local deve ser pinçado levemente entre dois dedos e a agulha deve ser introduzida completamente, em ângulo de 90 graus.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Cuidados no preparo e aplicação da insulina

- lavar as mãos com água e sabão antes da preparação da insulina;

- o frasco de insulina deve ser rolado gentilmente entre as mãos para misturá-la, antes de aspirar seu conteúdo; A primeira afirmativa é verdadeira.

- em caso de combinação de dois tipos de insulina, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH); A segunda afirmativa é verdadeira.

- não é necessário limpar o local de aplicação com álcool; A terceira afirmativa é falsa, já que o uso do álcool não é necessário.

- o local deve ser pinçado levemente entre dois dedos e a agulha deve ser introduzida completamente, em ângulo de 90 graus; A última afirmativa é verdadeira.

- em crianças ou indivíduos muito magros esta técnica pode resultar em aplicação intramuscular, com absorção mais rápida da insulina. Nestes casos podem-se utilizar agulhas mais curtas ou ângulo de 45 graus;

- não é necessário puxar o êmbolo para verificar a presença de sangue;

- esperar cinco segundos após a aplicação antes de se retirar a agulha do subcutâneo, para garantir injeção de toda a dose de insulina;

- é importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada injeção. Orientar a pessoa a organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local em menos de 15 a 20 dias, para prevenção da ocorrência de lipodistrofia.

Gabarito do professor: Letra B

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

não é necessário limpar o local de aplicação com álcool.

Gabarito: Letra B.

 

De acordo com o CAB nº 36  Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013.

 

(v)

(v)

(F)

 Preparo e aplicação:
não é necessário limpar o local de aplicação com álcool;

(v)

 

Álcool inativa a insulina !!! Não pode

PODE-SE LIMPAR O LOCAL DE APLICAÇÃO COM ALCOOL DESDE QUE PERMITA SECAR ANTES DE INTRODUZIR A AGULHA.

( V) O frasco de insulina deve ser rolado gentilmente entre as mãos para misturá-la, antes de aspirar seu conteúdo.

( V) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).

(F ) Deve-se sempre limpar o local de aplicação com álcool. - NÃO É NECESSÁRIO

( V) O local deve ser pinçado levemente entre dois dedos e a agulha deve ser introduzida completamente, em ângulo de 90 graus. - NO CASO DE ADULTOS, SIM.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo