Associadas geneticamente às bacias de antepaís, ocorrem, co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - piggy back
As bacias de antepaís são formações sedimentares que ocorrem em regiões onde há compressão tectônica, tipicamente associadas a cinturões de montanhas. Essas bacias se formam à medida que a crosta continental se deforma sob a pressão das forças tectônicas, comumente em áreas adjacentes a orógenos (cinturões de dobramento). Nessa configuração, a bacia piggy back é bastante comum. Essas bacias se desenvolvem em cima de lâminas tectônicas que foram transportadas, literalmente "pegando carona" (daí o nome piggy back) na movimentação dessas lâminas. Elas são características de ambientes de tectônica compressiva, como as bacias de antepaís.
Justificativa das Alternativas:
E - piggy back: Esta é a alternativa correta. As bacias piggy back são frequentemente associadas a bacias de antepaís, ocorrendo em ambientes onde há forte compressão tectônica e empilhamento de lâminas tectônicas. Elas se formam à medida que as camadas sedimentares se acumulam sobre blocos tectônicos que se movem em conjunto com a deformação orogênica.
Alternativas Incorretas:
A - tafrogênica: As bacias tafrogênicas são aquelas que se formam em regimes de extensão tectônica, não de compressão. Elas são comuns em zonas de rifte, onde a crosta terrestre está sendo esticada, ao contrário das bacias de antepaís, que se formam em contextos compressivos.
B - rifte abortado: Um rifte abortado é uma depressão tectônica que inicialmente se abriu, mas não evoluiu para uma margem continental divergente. Novamente, isso está relacionado a contextos de extensão, não de compressão, e não é geneticamente associado a bacias de antepaís.
C - margem passiva: As margens passivas se formam em consequência da separação continental e são caracterizadas por estabilidade tectônica. Elas estão associadas a bacias sedimentares em bordas de placas, mas não a bacias de antepaís que estão em contextos de convergência e compressão.
D - pull apart: Bacias pull apart se formam em zonas de cisalhamento onde há movimento lateral entre blocos crustais, em regiões de falhas transcorrentes. Elas são características de um regime tectônico diferente daquele das bacias de antepaís.
Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para seu entendimento sobre bacias sedimentares e suas relações tectônicas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo