Sobre a osteomielite, analise as afirmativas abaixo, dê val...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2016 - EBSERH - Enfermeiro (HUPEST-UFSC) |
Q754277 Enfermagem
Sobre a osteomielite, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A osteomielite é uma infecção do osso, que se torna infectado por uma extensão da infecção dos tecidos moles, como por exemplo úlcera vascular. ( ) Uma das causas da osteomielite é a contaminação óssea direta a partir da cirurgia óssea, fratura exposta ou lesão traumática. ( ) A osteomielite não ocorre por disseminação hematogênica. ( ) Os pacientes que se encontram em alto risco de osteomielite incluem apenas os mal nutridos ou obesos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Um processo infeccioso agudo do tecido ósseo caracteriza a osteomielite aguda, que na ausência de tratamento ou tratada de forma inadequada evolui para osteomielite crônica, com necrose tecidual, processo inflamatório, presença de pus, sequestro ósseo, podendo comprometer partes moles e podendo drenar através de fístula, com evolução lenta por semanas meses ou anos. A primeira afirmativa é verdadeira.

A osteomielite pode ser causada por diversas portas de entrada para bactérias como o trauma, contiguidade (úlceras), via hematogênica (bacteremia ou êmbolo), introdução de corpo estranho (próteses) e quebra de barreiras (procedimentos cirúrgicos), etc. Portanto a segunda afirmativa é verdadeira e a terceira é falsa.

Para o aumento do risco de osteomelite diversos fatores podem contribuir, como tipo de porta de entrada, obesidade, diabetes melitus, insuficiência vascular e imunodeficiências. Além da carga microbiana e a virulência de cada germe. Podem contribuir para a probabilidade da infecção fatores cirúrgicos e pré-operatórios, tais como a duração da operação, intercorrências levando a contaminações, condições hemodinâmicas com baixa perfusão tecidual, má hemostasia, presença de corpo estranho e de tecido desvitalizado. Logo, a última afirmativa é falsa.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

http://www.anvisa.gov.br

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A osteomielite pode ser localizada ou ocorre por disseminação hematogênica. (infecção hematogênica: É aquela transmitida por vias sanguíneas).

 Fatores de Risco: Lesão recente ou cirurgia ortopédica, doenças que afetem a circulação sanguínea, como diabetes, doença arterial periférica, muitas vezes relacionada ao tabagismo e doença falciforme, Doenças que exigem linhas intravenosas ou cateteres...

 

Letra D

Doença infecciosa grave, aguda ou crônica, causada pelo estafilococos áureos. Essa infecção pode ser localizada devido a tecidos próximos ou por meio da via hematogênica.

Sinais; febre, calafrios e dor;

Geralmente o tratamento cirúrgico, os fragmentos ósseos são removidos e administrado antibióticos.

Osteomielite hematogenica aguda, subaguda e cronica. Clínica da da hematogenica: Edema, hiperemia, dor.

Subaguda é o paciente saudavel em q o corpo está lutando contra a infeccao, entao no rx vc encontra o sinal de Brodie. Cronica é o sequestro osseo no rx.

D

As feridas vasculares ou úlceras vasculares, como o nome já diz, são lesões de pele causadas por irregularidades na circulação do sangue. A circulação sanguínea funciona a partir da distribuição do sangue que sai do coração, processo realizado pelas artérias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo