A Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, elevou ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por Ovídio A. de Oliveira - "Na década de 70, o Território Federal de Rondônia passava por um momento de grande desenvolvimento, pois, além do extrativismo mineral e vegetal que já imperava na região, era descoberta a sua vocação agropecuária, devidos aos projetos implantados pelo INCRA. " (...) Foi nesse contexto que, em 11/10 de 1977, ocorreu a emancipação de 5 municípios (Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena (todos instalados ao longo da BR 364)".
Profº Walfredo Tadeu - A criação do Estado foi motivada por vários fatores, destacando-se:
* A colonização recente ocorrida nas décadas de 1970 e 1980, que atraiu para RO um grande fluxo migratório com características diferentes das migrações anteriores. Essa migração foi articulada pelo eixo da BR-364, tendo o governo federal como financiador através da campanha INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR. Inicialmente os projetos de colonização implantados pelo INCRA visavam o assentamento em pequenas propriedades, que não prosperaram deixando as terras nas mãos dos grandes grupos agro-industriais do Centro Sul e dos latifúndios agrícolas e pecuários.
* Os garimpos de Ouro do Rio Madeira que a aprtir de 1979 atraiu para a região milhares de pessoas em busca de riqueza fácil.O Novo Eldorado foi usado como elemento de propaganda para atrair pessoas para as terras de RO, fato que provocou o caos social no garimpo, gerando clima de violência e insegurança.
"A elevação do Território Federal à categoria de Estado atendia a reivindicação antiga que havia se acentuado na década anterior, diante da intensificação do movimento migratório, tendo como condicionador o eixo da Rodovia BR 364, no trecho Cuiabá-Porto Velho".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo