Julgue os itens seguintes acerca de sistemas de gestão de co...
O portlet pode ter comportamentos diferentes para usuários distintos, assim como também pode apresentar visões customizadas. Essas opções se tornam possíveis por meio dos métodos getValues() e setValues(), de acordo com a especificação JSR 168.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
No contexto dos sistemas de gestão de conteúdo, portlet é um componente de software que é usado para criar partes modulares de uma página web, permitindo a personalização e a interação com o conteúdo apresentado. Portlets são normalmente utilizados em portais corporativos e são padrões de desenvolvimento para apresentação de conteúdo dinâmico em páginas web.
A especificação JSR 168 (Java Specification Request) define um padrão para o desenvolvimento de portlets que podem ser gerenciados por portais compatíveis com essa especificação. Ela abrange as funcionalidades básicas que portlets devem ter, inclusive a capacidade de apresentar conteúdo personalizado para diferentes usuários, o que é conhecido como personalização.
Um dos principais recursos da JSR 168 é permitir que um portlet tenha comportamentos distintos para diferentes usuários, o que pode incluir a exibição de informações customizadas ou a capacidade de lembrar as preferências dos usuários. Isso é obtido através de métodos que permitem obter e definir valores associados a um usuário específico, referidos na questão como getValues() e setValues(). Esses métodos são utilizados para manipular as preferências ou estados dos portlets que são específicos para cada usuário que visita o portal, habilitando assim a personalização citada na questão.
Portanto, a afirmação de que um portlet pode ter comportamentos diferentes para usuários distintos e apresentar visões customizadas, sendo essas opções possíveis por meio dos métodos getValues() e setValues(), de acordo com a especificação JSR 168, está correta. A especificação permite tal personalização, e esses métodos são fundamentais para implementar essa funcionalidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
Na especificação do portlet, o container portlet é responsável pelo armazenamento e recuperação das preferências utilizando a interface PortletPreferences através dos métodos setValues() e getValues() respectivamente. Os portlets tem acesso ao objeto PortletPreferences durante o processo da requisição, mas somente pode modificar os atributos durante a invocação do método processAction(). Quando o método store() for chamado antes do fim da execução do método processAction() as mudanças destes atributos serão permanentes. Contudo, para validar os valores da preferência, deve ser executada a classe PreferencesValidator, isso fará com que durante a execução do método store() invocará o método validate() antes da alteração definitiva dos dados.
http://docslide.com.br/documents/monografia-estudo-e-avaliacao-entre-dois-frameworks-para-desenvolvimento-de-portais-corporativos.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo