O SNMP - Simple Network Management Protocol, desde sua con...

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Q403721 Redes de Computadores
O SNMP - Simple Network Management Protocol, desde sua concepção, possui como característica a separação entre as informações trocadas e o protocolo usado para transportar essas informações. Com essa característica, as operações do protocolo não precisam ser definidas de acordo com comandos específicos usados para recuperar informações ou alterar as configurações de um dispositivo. O SNMPv1 define cinco tipos de PDU - Protocol Data Units, sendo eles: GetRequest, GetNextRequest, GetResponse, SetRequest e
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A alternativa correta é a D - Trap.

O Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo amplamente utilizado para gerenciar e monitorar dispositivos em redes IP. Ele permite que administradores de rede consultem informações de dispositivos, como roteadores, switches e servidores, assim como modifiquem suas configurações. O SNMP é uma parte crucial da gestão de redes, oferecendo um método padronizado para a coleta de informações e o controle de dispositivos de rede.

O SNMP funciona com base em uma arquitetura que separa as informações que são gerenciadas (organizadas em uma estrutura chamada Management Information Base - MIB) do protocolo utilizado para o transporte dessas informações. Isso proporciona flexibilidade, pois independente da versão do protocolo SNMP utilizada, a estrutura da MIB permanece consistente.

O SNMPv1, que é a primeira versão do protocolo, define um conjunto de operações representadas por Protocol Data Units (PDUs). Estes são os formatos de mensagens utilizados para a comunicação entre o gerente de rede (manager) e os agentes instalados nos dispositivos de rede. Os cinco tipos de PDUs definidos pelo SNMPv1 são:

  • GetRequest: utilizado para recuperar o valor de uma variável específica.
  • GetNextRequest: utilizado para descobrir dados de forma sequencial na MIB.
  • GetResponse: resposta do agente com os valores solicitados ou um erro.
  • SetRequest: utilizado para alterar o valor de uma variável na MIB.
  • Trap: este tipo de PDU é utilizado para notificar o gerente de rede de forma assíncrona sobre eventos específicos. É como um alerta enviado pelo agente sem uma solicitação prévia do gerente.

A alternativa D - Trap está correta porque o Trap é um dos cinco tipos de PDUs no SNMPv1. Ele se diferencia dos outros tipos por ser o único que é gerado pelo agente de forma espontânea, servindo como uma forma de notificação de eventos ou condições excepcionais que ocorrem nos dispositivos de rede, sem que haja uma solicitação prévia do gerente.

As outras alternativas não representam PDUs definidos pelo SNMPv1, o que as torna incorretas. É importante familiarizar-se com esses conceitos para resolver questões de concursos públicos na área de redes de computadores, especialmente quando se trata de protocolos de gerenciamento de rede.

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Protocol data units (PDUs)

Each SNMP message contains a protocol data unit (PDU). These SNMP PDUs are used for communication between SNMP managers and SNMPagents. The SNMP Version 1 architecture defines the following types of PDUs that flow between SNMP managers and SNMP agents:

GETREQUEST PDU
Sent by the SNMP manager to retrieve one or more requested MIB variables specified in the PDU.

GETNEXTREQUEST PDU
Sent by the SNMP manager to retrieve the next MIB variable that is specified in the PDU. You can have multiple requests in the PDU. This PDU is primarily used by the SNMP manager to walk through the SNMP agent MIB.

SETREQUEST PDU
Sent by the SNMP manager to set one or more MIB variables specified in the PDU with the value specified in the PDU.

GETRESPONSE PDU
Sent by the SNMP agent in response to a GETREQUEST, GETNEXTREQUEST, or SETREQUEST PDU.

TRAP PDU
An unsolicited message sent by the SNMP agent to notify the SNMP manager about a significant event that occurred in the agent.


Especifica (na versão 1) quatro pacotes de unidades de dados (PDU):

1- GET, usado para retirar um pedaço de informação de gerenciamento.

2- GETNEXT, usado interativamente para retirar sequências de informação de gerenciamento.

3- GETBULK, usado para retirar informações de um grupo de objetos.

4- SET, usado para fazer uma mudança no subsistema gerido.

5- TRAP, usado para reportar uma notificação ou para outros eventos assíncronos sobre o subsistema gerido.

SNMP Traps are the most frequently used alert messages sent from a remote SNMP-enabled device (an agent) to a central collector, the SNMP manager. A Trap informs an SNMP manager when a significant event occurs at the Agent level.

https://en.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol

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