Os testes de softwares são investigações em sistemas para f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770328 Engenharia de Software
Os testes de softwares são investigações em sistemas para fornecer informações sobre sua funcionalidade e qualidade em relação às especificações e ao contexto em que estes devem operar. Na prática, isso significa que o teste deve avaliar se o software foi desenvolvido e está funcionando de acordo com o que foi especificado. Entre as diversas técnicas para testes de um software, há aquela que avalia o comportamento externo do componente de software, sem considerar o seu comportamento interno. Essa técnica é denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - caixa preta.

Vamos entender o motivo da alternativa E ser a correta. A técnica de testes de caixa preta foca nas funções que o software deve executar, isto é, no que o software faz, e não no como faz. Nesta abordagem, os testadores não precisam conhecer a estrutura interna do código-fonte ou a lógica interna do programa. Eles se baseiam nas especificações e requisitos do sistema para criar os casos de teste. O objetivo é garantir que o software atenda às expectativas dos usuários e funcione como esperado sob diferentes condições.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

  • A - Regressão: Refere-se a uma técnica de teste que verifica se modificações recentes no código não prejudicaram funcionalidades existentes.
  • B - Caixa branca: Envolve conhecimento sobre o código interno do software e sua estrutura para criar os testes.
  • C - Técnica não funcional: Diz respeito a testes que avaliam aspectos como performance, segurança, usabilidade, entre outros, e não especificamente a funcionalidade.
  • D - Caixa cinza: É uma combinação das técnicas de caixa branca e caixa preta, onde há um conhecimento parcial da estrutura interna do sistema durante o teste.

Portanto, a técnica de caixa preta é aquela que corresponde à descrição dada na questão, que avalia o sistema somente pela sua interface externa e as respostas que ele deve fornecer de acordo com suas especificações, sem qualquer consideração sobre a estrutura interna do software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Caixa preta - Teste de entrada e saidas de modulos. É focado na especificação funcional de requisitos. Também conhecido como abordagem funcional. Possui caráter externo.
Caixa branca - Para o funcionamento interno do módulo. Teste estrutural.
Caixa cinza - Abordagem mista, meio termo entre caixa branca e caixa preta.

Testes de Regressão - Visam executar um conjunto de testes que já foram executados com o intuito de garantir que as mudanças realizadas não propagaram efeitos indesejados. Podem ser manuais ou automatizados.

Gabarito E

Essas técnicas de Teste se dividem entre Funcional e Estrutural, sendo que o Teste Funcional, ou Teste de Caixa Preta (Black Box), é aquele que tem como alvo verificar se a implementação está de acordo com o que foi especificado. Já o Teste Estrutural, também chamado de Teste de Caixa Branca (White Box), busca garantir que o software desenvolvido esteja bem estruturado internamente, portanto, funcionando corretamente.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
 

Teste de caixa preta

- Usa a especificação de um sistema para identificar as partições de equivalência.

- Não é preciso de nenhum conhecimento de como funciona o sistema.

- Também chamado de teste comportamental, focaliza os requisitos funcionais do software.

- O teste caixa-preta não é uma alternativa as técnicas caixa-branca, e sim uma abordagem complementar, com possibilidade de descobrir uma classe de erros diferente daquela obtida com métodos de caixa-branca.

- O teste de caixa-preta tende a ser aplicado em estágios posteriores do teste.

Teste de caixa branca

- Também chamado de teste da caixa-de-vidro, é uma filosofia do projeto de casos de teste que usa a estrutura de controle descrita como parte do projeto no nível de componentes para derivar casos de teste.

Pode-se olhar o código do programa para encontrar outros testes possíveis.

Serve como complemento aos os testes de caixa-preta.

- Fundamenta-se em um exame rigoroso do detalhe procedimental.

- Os caminhos lógicos do software e as colaborações entre componentes são testados exercitando conjuntos específicos de condições e/ou ciclos;

- Trata-se de uma visão interna de um produto.

- É executado antecipadamente no processo de teste;

Alternativa: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo