O paciente G.T.N. apresenta quadro de hipercreatininemia - 2...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3098833 Farmácia
RESPOSTA MEDICAMENTOSA, UMA CARACTERÍSTICA INDIVIDUAL?



Se os pacientes tomam o medicamento da forma como são prescritos, isto é, possuem adesão à farmacoterapia, a maneira como respondem aos medicamentos pode ser afetada. Vários fatores podem afetar a resposta medicamentosa ou a forma como o corpo absorve, metaboliza e elimina o medicamento.


Visto que muitos fatores podem alterar a resposta medicamentosa, a escolha de um medicamento e a dose apropriada para cada pessoa devem ser cuidadosamente ajustados. Se o indivíduo toma outros medicamentos para outras patologias existentes e haverá associação entre os fármacos, esse processo se torna mais complexo. É possível que haja interações entre os medicamentos prescritos.



Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Considerações do autor sobre resposta medicamentosa. Acesso em: 20 set. 2024.



Dados clínicos de um paciente hipotético G.T.N., 72 anos, etilista crônico, em uso de polifarmácia, com histórico familiar de doença cardiovascular e renal, em tratamento de hipertensão e artrite reumatoide.
O paciente G.T.N. apresenta quadro de hipercreatininemia - 2,5 mg/dL (VR 0,5 a 1,4 mg/dL) com baixa taxa de filtração glomerular. Nesse contexto, deve-se cuidadosamente ajustar a dose dos medicamentos em uso, com risco, especialmente, de desenvolvimento de:

I- Exacerbação da ação farmacológica por aumento do “clearance renal” dos medicamentos.
II- Resposta aumentada aos medicamentos por aumento da biodisponibilidade do fármaco.
III- Intoxicação medicamentosa por diminuição da excreção de medicamentos pelos rins.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas