““Mesmo na região do Amapá, no alvorecer do século XIX, foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2010 - PM-AP - Aspirante |
Q2724131 História

““Mesmo na região do Amapá, no alvorecer do século XIX, foi determinado que as milícias patrulhassem 'todos os rios, lagos, cabeceiras de igarapés ou todas aquelas paragens donde tinham desconfiança que houvesse quilombos‟. Em 1813, procurava-se reunir recursos para o pagamento das despesas efetuadas na destruição [dos quilombos] do rio Guajará.” (Texto adaptado de GOMES, F. S. Fronteiras e mocambos: o protesto negro na guiana brasileira. Belém: Editora Universidade/UFPA, 1999, p. 268)


Considerando o texto acima e as informações disponíveis sobre o assunto, pode-se considerar a respeito dos quilombos no Brasil que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - o quilombo não foi um fenômeno isolado, sua incidência ocorreu em todo o território colonial até as vésperas da Abolição.

Os quilombos foram comunidades formadas por escravos fugitivos que resistiram à exploração colonial. Esses locais não eram isolados ou restritos a uma única região, mas sim uma resposta comum e disseminada pelo território brasileiro.

A questão destaca a resistência negra e a formação de quilombos em diversas partes do Brasil, incluindo a região do Amapá no início do século XIX. O trecho do texto utilizado na questão ilustra a preocupação das autoridades coloniais com esses assentamentos, evidenciando a importância e a disseminação dos quilombos.

Vamos entender melhor por que a alternativa "B" é a correta e as demais estão incorretas:

A: "Somente na região da Amazônia os quilombos permaneceram ativos até o século XIX." Esta alternativa está incorreta porque os quilombos não se restringiram apenas à Amazônia. Eles existiram em várias regiões do Brasil, como no Sudeste (Quilombo dos Palmares) e no Nordeste, até as vésperas da Abolição.

C: "Raros foram aqueles quilombos que conseguiram sobreviver por longo tempo, contudo, ainda hoje é possível encontrar comunidades remanescentes de quilombos, nas regiões do nordeste e sudeste." Embora seja verdade que muitas comunidades quilombolas ainda existem, a afirmação de que poucos quilombos sobreviveram por longo tempo é enganosa. Muitos quilombos foram destruídos, mas também houve aqueles que duraram décadas, como o Quilombo dos Palmares.

D: "Os africanos e os afro-americanos não aceitaram passivamente a escravidão, fugiram da exploração colonial e formavam quilombos, porém nesses espaços não foi possível restabelecer as tradições culturais africanas de seus antepassados." Essa alternativa está incorreta porque, ao contrário do que sugere, os quilombos eram locais onde muitas tradições culturais africanas foram mantidas e adaptadas. Eles eram centros de resistência tanto física quanto cultural.

E: "Assim como no restante do Brasil, durante a colonização, a destruição dos quilombos no Amapá, não significou um problema sério para a administração colonial." Esta afirmação está incorreta porque a destruição dos quilombos era, de fato, um grande problema para a administração colonial. A resistência oferecida pelos quilombolas desafiava o sistema escravocrata e exigia recursos e esforços significativos para ser combatida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo