A definição de indústria cultural — conceito central para a ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre as teorias de comunicação, é essencial entender o conceito de indústria cultural e suas origens.
A questão aborda a definição do termo indústria cultural, que é um conceito central para a teoria crítica da comunicação. Essa teoria foi desenvolvida principalmente por Theodor Adorno e Max Horkheimer, não por Paul Lazarsfeld e Robert Merton. Adorno e Horkheimer, filósofos da Escola de Frankfurt, analisaram como a indústria cultural transforma cultura em mercadoria e influencia o comportamento das massas.
Já Paul Lazarsfeld e Robert Merton são associados a outras importantes contribuições na área da comunicação, como a teoria dos efeitos limitados e o conceito de funções sociais dos meios de comunicação. Eles não são responsáveis pela formulação da ideia de indústria cultural.
Com base nessas informações, vamos analisar as alternativas:
Alternativa C - certo: Esta alternativa está incorreta porque atribui a definição de indústria cultural a Lazarsfeld e Merton, o que é um erro. Eles focaram-se em outras áreas da comunicação.
Alternativa E - errado: Esta é a alternativa correta. O enunciado da questão está incorreto ao atribuir o conceito de indústria cultural a Lazarsfeld e Merton. O conceito foi formulado por Adorno e Horkheimer.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E, pois o conceito de indústria cultural foi formulado por outros teóricos da comunicação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O conceito de indústria cultural foi desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkheimer no final do século XIX e início do século XX.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo