Considere a prescrição de medicamentos de uso contínuo para ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3098839 Farmácia
Considere a prescrição de medicamentos de uso contínuo para um paciente hipotético de 56 anos, portador de doenças crônicas não transmissíveis. 


Imagem associada para resolução da questão
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Análise de prescrição. São João Del Rei-MG. 22 set. 2024.


À luz da análise da prescrição acima, foram realizadas algumas afirmativas. Leia-as atentamente:

I- A redação da prescrição contém informações obrigatórias como via, nome genérico do medicamento, dose, posologia, identificação do paciente e prescritor.

II- A prescrição da candersatana é indicada para tratar hipertensão, antagonizando os receptores da angiotensina II, provocando a diminuição da resistência vascular periférica.

III- A prescrição de medicamentos possui pelo menos um fármaco controlado sujeito ao controle especial, conforme a Portaria SVS/MS nº344/1998, que possui efeito no sistema nervoso central e tem o potencial de causar dependência física ou psicológica.

IV- A prescrição contém fármacos anti-hipertensivos e antidiabético, sendo que, o hipoglicemiante prescrito atua aumentando a secreção de insulina dependente de glicose, reduz a secreção de glucagon e controla o apetite produzindo saciedade por desaceleração do esvaziamento gástrico.

V- A hidroclorotiazida é um diurético que atua na porção inicial do túbulo contorcido distal dos rins e é prescrito como adjuvante no tratamento da hipertensão.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas  
Alternativas