Mediante inspeção, observações, investigações e confirmaçõe...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o Processo de Auditoria, especificamente como são obtidas evidências suficientes e competentes para a emissão de opinião sobre demonstrações contábeis.
A alternativa correta é a A.
A - Enquanto suficiência está relacionada ao volume adequado de materiais de relevância, competência está associada à sua confiabilidade.
Essa alternativa está correta porque explica os conceitos de suficiência e competência na coleta de evidências em auditoria. Suficiência refere-se à quantidade de evidências necessárias para suportar a opinião do auditor, enquanto competência está ligada à qualidade e confiabilidade dessas evidências. Ou seja, não basta ter um volume grande de dados; eles precisam ser confiáveis e relevantes.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Fatores econômicos não devem interferir na determinação do auditor de despender o tempo e os demais recursos necessários à formação de uma base de opinião sólida.
Esta alternativa está incorreta porque, na prática, os fatores econômicos e o custo-benefício são sempre considerados na determinação do alcance do trabalho de auditoria. Auditores precisam balancear a profundidade da investigação com os recursos disponíveis.
C - No tocante ao tamanho e às características da população, não é recomendável a utilização de amostragem a partir de certos limites.
Esta alternativa está incorreta porque a amostragem é uma técnica padrão usada em auditoria, mesmo para populações grandes, desde que adequadamente planejada e aplicada. Não há um limite que impeça seu uso, mas sim uma necessidade de ajustar a amostra conforme o contexto.
D - Quanto à fonte da evidência, a informação obtida indiretamente é mais convincente que a obtida via conhecimento pessoal direto do auditor.
Esta alternativa está incorreta porque, em auditoria, evidências diretas (obtenção pessoal pelo auditor) são geralmente mais confiáveis do que aquelas obtidas de forma indireta, devido à menor chance de manipulação ou erro.
E - Em relação à tempestividade como critério de confiabilidade, é indiferente a realização de contagens físicas na data do balanço ou em qualquer outra ocasião.
Esta alternativa está incorreta porque a tempestividade é crucial para a confiabilidade das evidências de auditoria. Contagens físicas realizadas na data do balanço são mais relevantes e confiáveis, pois refletem o estado real dos ativos na data das demonstrações contábeis.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
competência está associada à sua confiabilidade??
Eu tbm não vi relação entre competência e confiabilidade!
INFORMAÇÃO SUFICIENTE=factível=pessoa informada > mesmas conclusões do Auditor Interno (QUANTIDADE)
INFORMAÇÃO ADEQUADA=confiável=por meio de técnicas específicas de Auditoria Interna (QUALIDADE)
a) Certa. Embora haja falha na redação da letra a, quando afirma “volume adequado de materiais de relevância”, a suficiência está relacionada à quantidade ou volume de informação, enquanto a competência da evidência está associada à confiabilidade da fonte onde foi obtida a evidência.
b) Errada. Fatores econômicos interferem na determinação do tempo e dos demais recursos necessários à formação de uma base de opinião sólida.
c) Errada. É recomendável a utilização de amostragem para grandes populações.
d) Errada. Quanto à fonte da evidência, a informação obtida diretamente pelo auditor, via conhecimento pessoal direto, é mais confiável do que a obtida indiretamente.
e) Errada. A tempestividade como critério de confiabilidade depende da época em que o auditor aplica os procedimentos, a exemplo de contagens físicas realizadas na data do balanço ou em outra ocasião mais remota
prof Marcelo Aragao.
fonte TEC : https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/57944196
Questão trata de evidência de auditoria que serve como base para razoável para emissão de opinião acerca das demonstrações contábeis que estão sendo auditadas.
Comentários de cada alternativa.
a) Enquanto suficiência está relacionada ao volume adequado de materiais de relevância, competência está associada à sua confiabilidade. Alternativa dada como correta pela banca. Ressalte-se que a primeira parte da questão está correta, já a segunda parte, entendemos que está errada. Senão vejamos:
b) Fatores econômicos não devem interferir na determinação do auditor de despender o tempo e os demais recursos necessários à formação de uma base de opinião sólida. Alternativa errada da pela banca, embora achemos que essa alternativa esteja correta, pois não há previsão em norma que o auditor seja impedido de forma uma opinião sólida por causa de fatores econômicos.
c) No tocante ao tamanho e às características da população, não é recomendável a utilização de amostragem a partir de certos limites. Alternativa errada, pois ao contrário do que menciona na alternativa, é recomendável o uso de amostragem a partir de certos limites.
d) Quanto à fonte da evidência, a informação obtida indiretamente é mais convincente que a obtida via conhecimento pessoal direto do auditor. Alternativa errada, pois a alternativa inverteu a posição de quem é mais convincente. As obtidas diretamente são mais convincentes.
e) Em relação à tempestividade como critério de confiabilidade, é indiferente a realização de contagens físicas na data do balanço ou em qualquer outra ocasião. Alternativa errada, pois a não é indiferente essa realização de contagens físicas em momentos diferentes.
Portanto, alternativa correta é A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo