No Brasil, a história da enfermagem pode ser dividida em tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3125816 Enfermagem
No Brasil, a história da enfermagem pode ser dividida em três períodos: a organização da enfermagem (do período colonial até o século XIX); o desenvolvimento da enfermagem (do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial); e a Enfermagem Moderna (do final da Segunda Guerra até os dias atuais). Sobre esse tema, analise os itens a seguir:

I. A primeira fase remete a uma Enfermagem mais instintiva e cultural, em que os pajés, feiticeiros e outros líderes religiosos eram responsáveis por fazer rituais místicos com a intenção de curar enfermidades.

II. A criação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu no contexto da Segunda Guerra Mundial.

III. A primeira enfermeira brasileira foi Florence Nightingale, imigrante britânica que teve atuação importante na Guerra do Paraguai e na Primeira Guerra Mundial.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • Organização da Enfermagem: Do período colonial até o final do século XIX
  • Desenvolvimento da Enfermagem: Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial
  • Enfermagem Moderna: Do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais

O Ministério da Saúde foi criado pela Lei nº 1920 de 25/7/1953, a partir da separação do então Ministério da Educação e Saúde, que respondia pelas duas pastas. Já o SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e instituído pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.

Florence Nightingale foi uma reformadora social britânica, estaticista e fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.

LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo