No Brasil, a história da enfermagem pode ser dividida em tr...
I. A primeira fase remete a uma Enfermagem mais instintiva e cultural, em que os pajés, feiticeiros e outros líderes religiosos eram responsáveis por fazer rituais místicos com a intenção de curar enfermidades.
II. A criação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu no contexto da Segunda Guerra Mundial.
III. A primeira enfermeira brasileira foi Florence Nightingale, imigrante britânica que teve atuação importante na Guerra do Paraguai e na Primeira Guerra Mundial.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A, que indica que apenas o item I está correto.
Vamos entender melhor o tema da questão. A pergunta aborda a história da enfermagem no Brasil, dividindo-a em três períodos: organização da enfermagem, desenvolvimento da enfermagem e enfermagem moderna. Para resolver a questão, é importante ter conhecimento sobre como a enfermagem se estruturou e evoluiu nesses períodos históricos.
Justificativa da Alternativa Correta (Alternativa A):
-
O item I menciona uma fase inicial da enfermagem no Brasil, associada a práticas instintivas e culturais, realizadas por pajés e líderes religiosos. Este item está correto, pois descreve bem o contexto da assistência à saúde durante o período colonial, antes da profissionalização da enfermagem.
Análise das Alternativas Incorretas:
-
O item II afirma que a criação do Ministério da Saúde, da Anvisa e do SUS ocorreu no contexto da Segunda Guerra Mundial. Este item está incorreto, pois essas instituições foram estabelecidas bem depois, com o SUS, por exemplo, sendo criado na década de 1980, já no contexto da Constituição de 1988.
-
O item III diz que Florence Nightingale foi a primeira enfermeira brasileira e que atuou na Guerra do Paraguai e na Primeira Guerra Mundial. Este item está incorreto por vários motivos. Florence Nightingale era britânica e não brasileira, e não teve participação na Guerra do Paraguai. Ela é conhecida por sua contribuição à enfermagem moderna e por sua atuação na Guerra da Crimeia.
Assim, a única afirmação correta é a do primeiro item, confirmando que a resposta correta é a Alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Organização da Enfermagem: Do período colonial até o final do século XIX
- Desenvolvimento da Enfermagem: Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial
- Enfermagem Moderna: Do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais
O Ministério da Saúde foi criado pela Lei nº 1920 de 25/7/1953, a partir da separação do então Ministério da Educação e Saúde, que respondia pelas duas pastas. Já o SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e instituído pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
Florence Nightingale foi uma reformadora social britânica, estaticista e fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.
LETRA A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo