Quanto ao modelo MVC, ao padrão XML e à UML, julgue o item. ...

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Q2089307 Engenharia de Software

Quanto ao modelo MVC, ao padrão XML e à UML, julgue o item. 


O diagrama mais importante da UML é o diagrama de classe, que tem como objetivo principal descrever como as pessoas interagem com o sistema. 

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Gabarito: E - Errado

Para abordar a questão, é importante compreender que o diagrama de classes da UML tem o objetivo de representar a estrutura estática de um sistema, mostrando suas classes, atributos, operações (ou métodos) e as relações entre elas. Este é considerado um dos diagramas centrais na UML, pois proporciona uma visão geral da arquitetura de um software.

A afirmativa de que o diagrama de classe tem como "objetivo principal descrever como as pessoas interagem com o sistema" está equivocada. A interação entre usuários (ou pessoas) e o sistema é mais adequadamente documentada através de diagramas de casos de uso, que representam as funcionalidades oferecidas pelo sistema e seus atores (usuários ou outros sistemas).

Assim, o erro na questão está na atribuição do propósito do diagrama de classes, que é focado na estrutura do sistema e não na interação com os usuários.

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O diagrama que mostra a interação entre Atores e as funcionalidades do sistema é o diagrama de caso de uso.

Os diagramas da UML são organizados em diferentes categorias e possuem diferentes níveis de abstração, permitindo a representação de diferentes aspectos de um sistema.

A hierarquia entre os diagramas pode ser dividida em três níveis principais:

  1. Diagramas de Estrutura: Esses diagramas representam a estrutura estática do sistema, mostrando os componentes que compõem o sistema e suas relações. Alguns exemplos de diagramas de estrutura são o Diagrama de Classes, o Diagrama de Objetos e o Diagrama de Componentes.
  2. Diagramas de Comportamento: Esses diagramas representam o comportamento dinâmico do sistema, mostrando como os componentes interagem e respondem a eventos. Eles descrevem os estados, transições e atividades do sistema. Alguns exemplos de diagramas de comportamento são o Diagrama de Caso de Uso, o Diagrama de Sequência, o Diagrama de Atividades e o Diagrama de Máquina de Estados.
  3. Diagramas de Interação: Esses diagramas estão no nível mais detalhado e são usados para modelar interações específicas entre objetos. Eles focam na troca de mensagens entre objetos em um determinado cenário. O Diagrama de Sequência e o Diagrama de Comunicação são exemplos de diagramas de interação.

A hierarquia entre esses diagramas permite que diferentes aspectos do sistema sejam modelados em diferentes níveis de detalhe e abstração. Os diagramas de estrutura fornecem uma visão geral da composição do sistema, enquanto os diagramas de comportamento mostram como o sistema se comporta e os diagramas de interação fornecem detalhes específicos das interações entre objetos.

É importante ressaltar que essa hierarquia não significa que um diagrama seja mais importante ou superior a outro. Cada tipo de diagrama tem seu propósito e contribui para uma compreensão completa do sistema modelado.

Nuuu vrauuu É tudo nosso, e nada deles!!

Essa é pra não zerar a prova

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