As Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) reco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1865332 Farmácia
As Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomendam aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus a mudança em seu estilo de vida, adotando dietas mais salutares e abandono do sedentarismo para impedir o avanço da doença, dessa forma, os agravos de saúde decorrentes dessa síndrome regrediriam. Fármacos também são indicados objetivando-se o controle da doença, podendo ser utilizados em monoterapias ou em terapias combinadas. (Fonte: SBD, 2020 – Adaptado).
Os esquemas farmacoterapêuticos descritos abaixo são úteis para o efetivo controle do Diabetes Mellitus. Analiseos.
I - Em pacientes adultos, obesos, recentemente diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo 2, que apresentam resistência periférica à insulina, a metformina é a droga mais utilizada em monoterapia. A metformina tem efeito antihiperglicemiante, reduzindo a produção hepática de glicose, além de ação sensibilizadora periférica mais discreta. É a primeira opção de tratamento, quando o paciente não apresenta contraindicação.
PORQUE
II – A Pacientes com a glicemia inferior a 200 mg/dL, com sintomas leves ou ausentes do diabetes (sem a presença de outras doenças agudas concomitantes), estão indicados os medicamentos que não promovam aumento da secreção de insulina, principalmente se o paciente for obeso. No caso de intolerância à metformina (primeira opção terapêutica), as preparações de ação prolongada podem ser úteis diminuindo a incidência de efeitos gastrintestinais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas