Ao longo da implantação do Plano de Metas pelo Governo Jusce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Economista |
Q782092 Economia
Ao longo da implantação do Plano de Metas pelo Governo Juscelino Kubitschek, houve na economia brasileira:
1. Maciças importações de bens de capital em função da disponibilidade de financiamento externo. 2. Ampliação do investimento direto estrangeiro e da tomada de empréstimos junto a credores externos. 3. Aumento substancial das exportações de bens industrializados, principalmente automóveis, em função dos investimentos nacionais e estrangeiros na indústria de bens duráveis e de elevada complexidade tecnológica. 4. Aumento do investimento de estatais nos segmentos de insumos básicos, energia elétrica e malhas viária e ferroviária.
Fizeram parte da economia brasileira nesse período:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: A - 1 e 2 apenas.

Vamos entender por que essa é a resposta correta analisando cada alternativa com base nos acontecimentos e políticas econômicas durante o governo de Juscelino Kubitschek no Brasil.

Tema Central: O governo de Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1961, foi marcado pelo Plano de Metas, que tinha como lema "50 anos em 5". Este plano visava modernizar a economia brasileira, focando na industrialização e na infraestrutura.

Conceitos Fundamentais: O Plano de Metas era dividido em 31 metas, abrangendo setores como energia, transporte, alimentação e, principalmente, a indústria de base. A política econômica foi caracterizada pela atração de capital estrangeiro e pela ampliação da capacidade produtiva do país.

Justificativa da Alternativa Correta - A:

1. Maciças importações de bens de capital em função da disponibilidade de financiamento externo: Durante o governo JK, houve um esforço significativo para importar bens de capital, fundamentais para a industrialização. Isso foi viabilizado por meio de financiamentos externos, facilitados por políticas que atraiam capital estrangeiro.

2. Ampliação do investimento direto estrangeiro e da tomada de empréstimos junto a credores externos: O governo incentivou a entrada de investimento estrangeiro direto (IED) e buscou empréstimos externos para apoiar o crescimento econômico e industrial.

Análise das Alternativas Incorretas:

3. Aumento substancial das exportações de bens industrializados, principalmente automóveis: Embora a indústria automobilística tenha crescido, o aumento das exportações não foi substancial neste período. O foco estava mais na substituição de importações do que na exportação.

4. Aumento do investimento de estatais nos segmentos de insumos básicos, energia elétrica e malhas viária e ferroviária: De fato, houve aumento de investimentos estatais, mas o foco era mais na infraestrutura e energia do que na totalidade dos setores mencionados. Porém, não foi um ponto destacado suficiente para afirmar que fez parte do contexto do enunciado.

Lembrando que a questão buscava identificar quais fenômenos econômicos realmente aconteceram. Portanto, as alternativas 3 e 4 não se alinham totalmente com o cenário econômico do período.

Estratégias de Interpretação: Esteja sempre atento à clareza do enunciado e não se deixe levar por afirmações que parecem corretas sem o devido respaldo histórico. Ao relacionar o enunciado com seus conhecimentos, busque por evidências e contraprovas para validar cada opção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab::: A ✍️

1. Maciças importações de bens de capital em função da disponibilidade de financiamento externo.

2. Ampliação do investimento direto estrangeiro e da tomada de empréstimos junto a credores externos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo