Sobre o AACR2, pode-se afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - está organizado em: Descrição (Parte I), Pontos de Acesso, Títulos Uniformes e Remissivas (Parte II).
Vamos entender o contexto sobre o AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition). Trata-se de um conjunto de regras fundamentais para a catalogação de recursos informacionais em bibliotecas. Seu objetivo principal é padronizar a descrição bibliográfica e a determinação de pontos de acesso, o que facilita o intercâmbio de dados bibliográficos entre instituições.
Por que a alternativa D está correta? A alternativa D descreve corretamente a estrutura do AACR2, que é organizado em duas partes principais: Parte I - Descrição, que se concentra nos elementos bibliográficos, e Parte II - Pontos de Acesso, Títulos Uniformes e Remissivas, que aborda como criar pontos de acesso por meio de entradas de autores, títulos, entre outros.
Análise das alternativas incorretas:
A - Esta alternativa menciona uma Parte III, chamada Sumário de Revisões, que não existe no AACR2. O AACR2 é divido apenas em duas partes.
B - A informação sobre a primeira tradução brasileira em três volumes entre 1983 e 1985 é incorreta. Não corresponde aos registros históricos da publicação do AACR2 no Brasil.
C - Apesar de o AACR2 ter uma ligação indireta com a Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação de 1961, ele foi publicado inicialmente em 1978, e não em 1967.
E - A primeira tradução brasileira foi publicada em dois volumes em 1980, portanto, a informação referente a 1978 está incorreta.
É essencial, para quem estuda biblioteconomia, entender a correta estrutura do AACR2, pois isso facilita a identificação e compreensão das regras que regem a catalogação, que é um dos pilares dos processos técnicos em bibliotecas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RIBEIRO, A. M. de C. M. AACR2 Anglo-American Cataloguing Rules: descrição e pontos de acesso. 2nd Edition. Brasília: CEDIT, 1995. v.1.
Sabendo que:
1. a AACR 2 está divida em apenas 2 partes.
2. A tradução em português ocorreu apenas em 2003.
3. A conferência aconteceu de fato em 1961, mas o código foi publicado em 1978 em inglês.
Posso afirmar com total clareza que a alternativa D é a correta.
a) está organizado em: Descrição (Parte I), Pontos de Acesso, Títulos Uniformes, Remissivas (Parte II) e Sumário de Revisões (Parte III). Não existe "Sumário de revisões(parte III)
b)a primeira tradução brasileira desse código de catalogação foi publicada em 3 volumes entre 1983 e 1985. AACR nunca teve 3 volumes
c)teve sua origem na “Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação” realizada em Paris em 1961, sendo publicado em 1967. Foi publicada em 1978 (A "AACR" que foi em 1967)
d)está organizado em: Descrição (Parte I), Pontos de Acesso, Títulos Uniformes e Remissivas (Parte II). Correta, está organizada exatamente assim.
e)a primeira tradução brasileira desse código de catalogação foi publicada em 2 volumes em 1978 primeira edição em 1983, segunda em 1985
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo