Em consulta, um paciente, homem, 65 anos queixa-se de dor e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1865336 Farmácia
Em consulta, um paciente, homem, 65 anos queixa-se de dor e sensação de queimação no estômago e, nos últimos 90 dias, de frequentes engasgos. Relatou ao médico também sentir muito incômodo nas costas, mesmo depois de ter se recuperado de uma cirurgia para reparar fratura na coluna. As dores nunca cessaram completamente, por isso, necessita se automedicar constantemente com analgésicos e anti-inflamatórios como nimesulida e ibuprofeno para aliviar o desconforto. Nega uso de bebidas alcoólicas e tabagismo. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados:
Quadro 1: Resultado de exames laboratoriais.
Imagem associada para resolução da questão (Fonte: Dados do autor, Alvarenga, Felipe A. 2019.)
A partir da análise dos resultados associada aos dados clínicos do paciente, pode-se afirmar que:
I - o uso de anti-inflamatórios não esteroidais de forma crônica pode ser a provável causa do desconforto gastrintestinal e anemia, pois esses fármacos por inibirem a COX-1, impedem a síntese de prostaglandinas gástricas, que servem como agente citoprotetores da mucosa gástrica.
II - A presença de sangue nas fezes pela metodologia empregada é inequívoca corroborando para elucidar a ocorrência de sangramento gastrintestinal.
III - O resultado do perfil glicêmico sugere a presença de Diabetes mellitus, porém, a hemoglobina glicosilada revela que os níveis glicêmicos estão dentro das metas de controle metabólico de acordo com sociedades científicas de diabetes.
IV - A anemia apresentada pelo paciente associa-se à perda de sangue evidenciada no exame de fezes, provavelmente devido à lesão gástrica. Essa lesão no sistema digestório corresponde a um efeito adverso devido ao uso crônico e/ou indiscriminado de AINES que são inibidores seletivos da COX 2.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Alternativas