De acordo com Wagner, nas economias industriais modernas, o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Economista |
Q782101 Economia
O economista alemão Adolph Wagner é considerado um dos pioneiros nos estudos a respeito do comportamento dos gastos dos governos em economias industriais modernas. Considere as seguintes razões do crescimento dos gastos públicos em relação ao produto nacional:

1. Uma expansão das atividades administrativas, legislativas e sociais relacionada ao aumento da complexidade das sociedades.
2. Um aumento da demanda por bens superiores ou elásticos em relação à renda, e com características de bens públicos.
3. Aumentos na escala e na sofisticação tecnológica da produção de riquezas, facilitando o aparecimento de monopólios e exigindo maior incursão do Estado em tais atividades.
4. Redução de sua capacidade de gerar impactos positivos sobre o produto nacional derivada da produtividade marginal decrescente dos funcionários adicionais contratados.
De acordo com Wagner, nas economias industriais modernas, os gastos públicos cresceriam mais rápido que o produto nacional em função de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - 1, 2 e 3 apenas.

Vamos analisar o tema central da questão. O enunciado aborda a Lei de Wagner, proposta pelo economista alemão Adolph Wagner, que estuda o comportamento dos gastos públicos em relação ao crescimento econômico nas economias industriais modernas.

A Lei de Wagner sugere que à medida que uma economia se desenvolve, há um aumento proporcionalmente maior nos gastos do governo. Isso acontece devido a diversos fatores que demandam mais intervenção e presença estatal.

Para entender por que a alternativa D é a correta, vamos examinar cada uma das razões apresentadas no texto de apoio:

1. Expansão das atividades administrativas, legislativas e sociais: À medida que uma sociedade se torna mais complexa, há uma necessidade crescente de gestão, regulamentação e serviços sociais. Isso aumenta os gastos públicos, uma vez que o governo precisa administrar e regulamentar essas novas demandas.

2. Aumento da demanda por bens superiores ou elásticos: Em uma economia em crescimento, a população demanda mais bens e serviços que, muitas vezes, têm características de bens públicos (como educação e saúde), os quais são mais frequentemente fornecidos pelo governo.

3. Aumentos na escala e na sofisticação tecnológica: Com o avanço tecnológico, surgem monopólios e novos setores que exigem regulação e participação estatal, aumentando assim os gastos do governo.

Agora, vejamos por que a alternativa 4 é incorreta:

4. Redução da capacidade de gerar impactos positivos: Esta afirmação não está alinhada com a Lei de Wagner. A produtividade marginal decrescente dos funcionários adicionais contratados não é uma razão para o crescimento dos gastos públicos em relação ao produto nacional. Esta alternativa não reflete os fundamentos da Lei de Wagner e, portanto, está incorreta.

Portanto, a alternativa correta é D - 1, 2 e 3 apenas, pois elas refletem adequadamente os princípios da Lei de Wagner sobre o crescimento dos gastos públicos em economias industriais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão simples.

A Lei de Wagner diz respeito ao endividamento de sociedades mais antigas (que se defrontaram com necessidades sociais antes das mais recentes sociedades). Em termos mais simples, sociedades mais antigas tendem a se endividar muito mais do que as mais recentes, pois naquelas há a introdução de inúmeros serviços demandados socialmente que hoje custam bastante para sua manutenção (principalmente em termos de aposentadoria de antigos funcionários relativos a tais serviços).

As assertivas que dizem respeito à eclosão de demandas nesse sentido são as 1, 2 e 3. A alternativa 4 não faz sentido algum.

GABARITO: D

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo