A fluoretação das águas de abastecimento público é elemento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Odontólogo |
Q1684790 Odontologia
A fluoretação das águas de abastecimento público é elemento essencial da estratégia de promoção da saúde, eixo norteador da Política Nacional de Saúde Bucal. Sobre a fluoretação da água como medida de caráter coletivo para a promoção de saúde bucal, analise as afirmativas abaixo:
I - A adição de compostos fluorados à água é feita na etapa final do tratamento da água. II - A vigilância sobre a fluoretação da água pode ocorrer por meio do controle operacional bem como do heterocontrole. III - Em nenhuma hipótese, a água cujo teor de Flúor é desconhecido pode ser fornecida à população.
É(são) correta(s):
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito LETRA A

EM NENHUMA HIPOTESE ? ta de sacanagem ?

Redação confusa!

Água de abastecimento público

  1. Aspectos operacionais e tecnológicos: spectos operacionais e tecnológicos: A adição de compostos fluorados à água é feita na etapa final do tratamento da água. O procedimento é relativamente simples, mas requer atenção e controle por parte de pessoal devidamente treinado.
  2. A vigilância Sanitária sobre a fluoretação da água pode ocorrer por meio do controle operacional bem como do heterocontrole. Quando se faz vigilância com base nos dados fornecidos aos órgãos de saúde pelas empresas de tratamento da água, dizse que se trata de vigilância com base no controle operacional. Há dificuldades com essa modalidade, pois não há segurança da fidedignidade dos dados fornecidos ao órgão de vigilância. Outra possibilidade é o denominado heterocontrole, situação em que o próprio órgão de vigilância se encarrega da coleta e análise dos dados. Quando o heterocontrole não for possível, a autoridade sanitária competente deve desenvolver ações de vigilância com base nos dados secundários fornecidos pela empresa de saneamento, gerados no processo de controle operacional (NARVAI; BIGHETTI, 2008). 
  3. Como princípio, deve-se adotar a regra de que nenhuma água de abastecimento público deve ser fornecida aos consumidores sem que se conheça o seu teor de flúor.

Rerirado de "Brasil. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Ministério da Saúde, 2009"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo