Os argumentos apresentados no texto 1 mostram, implicitament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588699 Português
Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)
Os argumentos apresentados no texto 1 mostram, implicitamente, alguns pressupostos; o pressuposto abaixo indicado corretamente é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B

Em nenhuma das alternativas, exceto a assertiva, podemos perceber esses pressupostos no texto.

A) No texto diz que não pode ser modificada pelos congressistas. E a Constituição pode ser alterada, através de emendas constitucionais.
C) Percebe-se totalmente o contrário, pois, por não ser baseada em dados estatísticos e sim por casos isolados, não se deve ser levada em consideração.
D) Sabemos que existe violência no sistema prisional brasileiro, mas o argumento 4 aborda sobre a vulnerabilidade deles diante da violência nas ruas (e não no sistema prisional), não sendo possível, de acordo com o texto, tirar esta conclusão.
E) Em nenhum momento fica claro isso no texto, portanto, não se pode afirmar. Inclusive nesse argumento o autor aborda tanto o problema socioeconômico como o racial.

Alguém pode comentar o por quê de o sistema prisional ter como objetivo a reinserção do jovem na sociedade? Não consegui enxergar no arqumento isso porque entendi justamente o contrário devido o argumento mencionar que a redução da maior idade não iria contribuir para reinserção do jovem na sociedade, entendendo eu dessa forma, que o sistema prisional não reintegra o jovem na sociedade, nem mesmo com esse jovem ter a idade de 16 anos.

Dani, a letra D diz que um dos objetivos do sistema prisional é inserir de volta os presos na sociedade. e o argumento 2 afirma que diminuir a idade penal não iria ajudar nisso...pq levar o jovem para a prisão não iria ajudar ele a voltar para a socidade...e isso é justamente um dos objetivos do sistema prisional.  Foi isso que entendi.

Gabarito B: O argumento 2 não negou a função do sistema prisional de reinserir o preso na sociedade, apenas disse que inserir jovens de 16 anos lá não irá ocorrer a reinserção destes jovens na sociedade. Parece mais uma questão de raciocínio lógico onde a Banca brinca com a nossa compreensão subconsciente, pois no fundo todo mundo sabe que o sistema prisional brasileiro não ressocializa ninguém serve mais de castigo, já que a pena de morte só ocorre em caso de guerra.

2-  A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade, pois se pressupõe que este não cumpre a função ao qual se destina. 

No meu entendimento, esse seria o pressuposto argumentativo, diferentemente do que trouxe o gabarito... Vai entender

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo