A ética e a moral servem como parâmetro para a  tomada de de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRA-PR
Q1205054 Ética na Administração Pública
A ética e a moral servem como parâmetro para a  tomada de decisões da humanidade. Contudo, a moral de  hoje pode ser diferente da moral do futuro, o que a torna  relativa, sendo variável de acordo com o tempo e a cultura.   Já a ética é considerada como universal e deve ser  seguida por todos os cidadãos e servidores públicos. Para  estes últimos, é necessário que também sejam observados os  chamados  Códigos  de  Ética,  que  norteiam  suas  ações  e  devem sempre buscar o bem comum.  Assim,  um  dos  importantes  instrumentos  para  combater a corrupção nas empresas públicas, nos órgãos e  nas entidades da Administração Pública são as Comissões de  Ética.  Apesar de não possuírem prerrogativa de aplicarem  penas de demissão, elas podem aplicar pena de censura ao  servidor  e  fornecer,  aos  organismos  encarregados  da  execução do quadro de carreira dos servidores, os registros  sobre sua conduta ética.    De  acordo  com  o  Código  de  Ética  Profissional  do   Servidor  Público  Civil  do  Poder  Executivo  Federal   (Decreto n.º 1.171/1994) e com o texto acima, julgue o item
Os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia da  vida privada do servidor público poderão diminuir o bom  conceito em sua vida funcional.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito: C

DECRETO-LEI 1171-1996

CAPÍTULO I

Seção I

Das Regras Deontológicas

VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

É só pensar: Você é vizinho de um agente público, e sabe que ele toda noite cai na calçada de bêbado depois do trabalho. Quando você for dispor do serviço público que ele oferece, saberá que ele é beberrão e possivelmente você contará para alguém na repartição, o que pode diminuir o prestígio do agente por conseguinte.

GABARITO: CERTO

CAPÍTULO I

Seção I

Das Regras Deontológicas

VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

GABARITO: CERTO Das Regras Deontológicas VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

DECRETO Nº 1.171/1994: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.

Seção I - Das Regras Deontológicas          

A Seção Regras Deontológicas reúne uma série de princípios e regras de conduta a que estão sujeitos os servidores e empregados das Administrações direta e indireta do Poder Executivo Federal.

VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

GAB == CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo