Os requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de ges...
documentos de arquivo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre automação aplicada aos documentos de arquivo. A alternativa correta é: E - errado.
Para entender melhor, vamos explorar o tema da questão. Ela trata dos requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos. É importante lembrar que esses requisitos são características do sistema que não estão diretamente relacionadas às funcionalidades específicas, mas sim à qualidade e ao desempenho do sistema.
Entre os requisitos não funcionais, normalmente encontramos aspectos como:
- Desempenho
- Segurança
- Confiabilidade
- Escalabilidade
- Usabilidade
Por outro lado, os itens mencionados no enunciado, como registro e captura, classificação, tramitação, expedição, avaliação e destinação, etc., são na verdade requisitos funcionais de um sistema de gestão arquivística. Eles dizem respeito às funcionalidades específicas que o sistema deve ser capaz de realizar.
Portanto, a assertiva está incorreta porque confundiu os requisitos funcionais com os requisitos não funcionais. Os requisitos não funcionais focam mais em como o sistema deve funcionar em termos de desempenho, segurança e usabilidade, enquanto os requisitos funcionais focam nas operações específicas que o sistema deve suportar.
Espero que essa explicação tenha esclarecido a diferença entre requisitos funcionais e não funcionais e o porquê da alternativa ser considerada errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO Nº 20 CONARQ
Art. 3º - A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.
§1º – Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.
§2º – Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.
Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.
Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.
Direto ao Ponto!
Os requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos referem-se ao registro e captura, classificação, tramitação, expedição, avaliação e destinação, recuperação da informação, emulação, conservação e acessibilidade.
GABARITO: ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo