No que diz respeito às autarquias, é correto afirmar que 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465180 Direito Administrativo
No que diz respeito às autarquias, é correto afirmar que 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos as alternativas:

a) estão sujeitas à prescrição trienal, significando que a cobrança de suas dívidas e direitos prescrevem, em regra, em três anos, mas em alguns casos a prescrição pode ocorrer em cinco anos.

A prescrição aplicada as autarquias é quinquenal (5 anos)

b) gozam da garantia da imprescritibilidade de seus bens, que são tidos como bens públicos, não podendo eles ser adquiridos por terceiros através de usucapião, nem tampouco podem ser objeto de desapropriação.

A sumula 157 do STF permite a desapropriação de bens públicos pela União e Estados em casos restritos, veja: "A União pode desapropriar bens dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos territórios e os Estados, dos Municípios, sempre com autorização legislativa específica. A lei estabeleceu uma gradação de poder entre os sujeitos ativos da desapropriação, de modo a prevalecer o ato da pessoa jurídica de mais alta categoria, segundo o interesse de que cuida: o interesse nacional, representado pela União, prevalece sobre o regional, interpretado pelo Estado, e este sobre o local, ligado ao Município, não havendo reversão ascendente; os Estados e o Distrito Federal não podem desapropriar bens da União, nem os Municípios, bens dos Estados ou da União"

c) possuem imunidade tributária, sendo vedada a instituição de impostos, taxas e contribuições sobre o seu patrimônio, renda e serviços, desde que vinculados a suas finalidades essenciais.

A imunidade tributária recíproca atinge apenas os impostos. As taxas e contribuições de melhoria podem recair sobre o patrimônio das autarquias.

d) possuem prazo especial para se defender em juízo, conforme estabelecido no Código de Processo Civil, sendo em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer, estando, ainda, sujeitas ao duplo grau obrigatório de jurisdição.

Os prazos processuais de que gozam as autarquias são em dobro e não em quádruplo.

e) GABARITO

D - possuem prazo especial para se defender em juízo, conforme estabelecido no Código de Processo Civil, sendo em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer, estando, ainda, sujeitas ao duplo grau obrigatório de jurisdição.

  • Art. 183 do CPC (Processo Civil). A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.
  • Art. 1º do Decreto-Lei n. 779/1969 (Processo do Trabalho). Nos processos perante a Justiça do Trabalho, constituem privilégio da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das autarquias ou fundações de direito público federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica: III - o prazo em dobro para recurso; II - o quádruplo do prazo fixado no artigo 841, "in fine", da Consolidação das Leis do Trabalho;

Não sou capaz de opinar.

Apesar de bem elaborada, é questão para concurso de juiz. Insensatez!

ata

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo