Paciente de 22 anos, vem à consulta com queixa de dor pélv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541121 Medicina
Paciente de 22 anos, vem à consulta com queixa de dor pélvica há 3 dias, associada a corrimento purulento e com odor fétido. Refere estar em um relacionamento recente e não fazer uso de preservativo pois é usuária de Dispositivo Intrauterino. Ao exame físico encontra-se com sinais vitais estáveis, afebril e com bom estado geral. O abdome é flácido, porém doloroso à palpação. Ao toque vaginal há dor à palpação de anexos e dor à mobilização cervical. No exame especular é observado uma secreção amarelada, exteriorizando-se pelo orifício cervical externo, em moderada quantidade. Sobre o caso é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

Vamos analisar a questão detalhadamente para entender por que a alternativa B é a correta.

Primeiro, os sintomas e sinais apresentados pela paciente de 22 anos devem ser interpretados. Ela relata dor pélvica há 3 dias, associada a corrimento purulento com odor fétido. Além disso, a paciente menciona que não faz uso de preservativo e é usuária de Dispositivo Intrauterino (DIU).

Ao exame físico, observam-se sinais vitais estáveis, ausência de febre e bom estado geral. No entanto, o abdome é doloroso à palpação, há dor à mobilização cervical e secreção amarelada no exame especular.

Esses achados são característicos de Doença Inflamatória Pélvica (DIP). Os critérios para o diagnóstico de DIP incluem:

Critérios Maiores:

  • 1. Dor à palpação do abdome inferior
  • 2. Dor à palpação dos anexos
  • 3. Dor à mobilização do colo do útero

Critérios Menores:

  • 1. Temperatura axilar > 38,3ºC
  • 2. Secreção vaginal ou cervical anormal
  • 3. Aumento de leucócitos no fluido vaginal
  • 4. PCR ou VHS elevados
  • 5. Diagnóstico laboratorial de infecção cervical por Neisseria gonorrhoeae ou Chlamydia trachomatis

A partir dos dados fornecidos na questão, identificamos:

  • Três critérios maiores: dor à palpação do abdome, dor à palpação dos anexos e dor à mobilização do colo do útero.
  • Um critério menor: secreção vaginal anormal.

Portanto, a paciente atende aos critérios diagnósticos de DIP, confirmando a alternativa B como correta.

Agora, vejamos as justificativas das alternativas incorretas:

A - Vaginose bacteriana e critérios de Amsel: A vaginose bacteriana é diagnosticada pelos critérios de Amsel, que incluem: pH vaginal > 4,5, teste de whiff positivo, presença de clue cells, e corrimento homogêneo. A paciente não apresenta todos esses achados, especialmente clue cells e pH vaginal.

C - DIP com dois critérios maiores e um menor: Embora a paciente tenha dois critérios maiores e um menor, ela também possui um terceiro critério maior (dor à palpação dos anexos), tornando a alternativa menos precisa.

D - DIP e critérios de Amsel: DIP não é diagnosticada com os critérios de Amsel, que são específicos para vaginose bacteriana.

E - DIP com dois critérios maiores e nenhum menor: A paciente apresenta um critério menor (secreção vaginal anormal), invalidando esta alternativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Neste caso clínico, a paciente de 22 anos apresenta sintomas sugestivos de Doença Inflamatória Pélvica (DIP), incluindo dor pélvica, corrimento purulento com odor fétido e dor à palpação dos anexos e à mobilização cervical. De acordo com os critérios diagnósticos para DIP, considera-se a presença de critérios maiores e menores. Os critérios maiores incluem dor à palpação dos anexos, dor à mobilização cervical, e dor à palpação abdominal. Os critérios menores podem incluir febre, secreção cervical anormal, aumento de leucócitos nas secreções vaginais, entre outros. Neste caso, a paciente apresenta três critérios maiores (dor à palpação dos anexos, dor à mobilização cervical, e dor à palpação abdominal) e um critério menor (secreção purulenta cervical), cumprindo assim o diagnóstico de DIP. A alternativa B é a correta porque ela reflete precisamente a presença de três critérios maiores e um critério menor, consolidando o diagnóstico de Doença Inflamatória Pélvica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo