São parâmetros para acompanhamento da implementação da Polít...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690052 Enfermagem
São parâmetros para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização de 2004 na Urgência e Emergência, nos Pronto-Socorros, Pronto-Atendimentos, Assistência Pré-Hospitalar e outros, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

Na Urgência e Emergência, nos pronto-socorros, nos pronto-atendimentos, na Assistência Pré-Hospitalar e outros:
1. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.
2. Comprometer-se com a referência e a contra-referência, aumentando a resolução da urgência e emergência, provendo o
acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura, conforme
a necessidade dos usuários.
3. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as
necessidades do sujeito.
 

Quem define os protocolos clínico é o congresso!

 

Diretrizes específicas por nível de atenção

Na Atenção Básica:

1. Elaborar projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde.

2. Incentivar práticas promocionais de saúde.
3. Estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário que promovam a otimização dos serviços, o fim das filas, a hierarquização de riscos e o acesso aos demais níveis do sistema.

4. Comprometer-se com o trabalho em equipe, de modo a au- mentar o grau de co-responsabilidade, e com a rede de apoio profissional, visando a maior eficácia na atenção em saúde.

 

Fonte: HumanizaSUS - Política Nacional de Humanização, 2004.

Diretrizes específicas para:

Letra A: Demanda acolhida através de critérios de avaliação de risco, garantido o acesso referenciado aos demais níveis de assistência. (NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, NOS PRONTOS-SOCORROS, NOS PRONTO-ATENDIMENTOS, NA ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E OUTROS)

Letra B: Garantida a referência e contra-referência, resolução da urgência e emergência, provido o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura conforme a necessidade dos usuários. (NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, NOS PRONTOS-SOCORROS, NOS PRONTO-ATENDIMENTOS, NA ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E OUTROS)

Letra C: Definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando a individualidade do sujeito. (NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, NOS PRONTOS-SOCORROS, NOS PRONTO-ATENDIMENTOS, NA ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E OUTROS)

Letra D: Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde. (NA ATENÇÃO BÁSICA)

D) Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde.

Embora a elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos seja uma parte importante da saúde pública e da integração das políticas de saúde, o foco da PNH, particularmente para os serviços de urgência e emergência, não inclui especificamente este parâmetro como uma das suas diretrizes centrais. Os parâmetros da PNH geralmente se concentram mais em aspectos como a classificação de risco, a resolução da urgência e emergência, e a definição de protocolos clínicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo