São parâmetros para acompanhamento da implementação da Polít...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D
Na Urgência e Emergência, nos pronto-socorros, nos pronto-atendimentos, na Assistência Pré-Hospitalar e outros:
1. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.
2. Comprometer-se com a referência e a contra-referência, aumentando a resolução da urgência e emergência, provendo o
acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura, conforme
a necessidade dos usuários.
3. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as
necessidades do sujeito.
Quem define os protocolos clínico é o congresso!
Diretrizes específicas por nível de atenção
Na Atenção Básica:
1. Elaborar projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde.
2. Incentivar práticas promocionais de saúde.
3. Estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário que promovam a otimização dos serviços, o fim das filas, a hierarquização de riscos e o acesso aos demais níveis do sistema.
4. Comprometer-se com o trabalho em equipe, de modo a au- mentar o grau de co-responsabilidade, e com a rede de apoio profissional, visando a maior eficácia na atenção em saúde.
Fonte: HumanizaSUS - Política Nacional de Humanização, 2004.
Diretrizes específicas para:
Letra A: Demanda acolhida através de critérios de avaliação de risco, garantido o acesso referenciado aos demais níveis de assistência. (NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, NOS PRONTOS-SOCORROS, NOS PRONTO-ATENDIMENTOS, NA ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E OUTROS)
Letra B: Garantida a referência e contra-referência, resolução da urgência e emergência, provido o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura conforme a necessidade dos usuários. (NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, NOS PRONTOS-SOCORROS, NOS PRONTO-ATENDIMENTOS, NA ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E OUTROS)
Letra C: Definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando a individualidade do sujeito. (NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, NOS PRONTOS-SOCORROS, NOS PRONTO-ATENDIMENTOS, NA ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E OUTROS)
Letra D: Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde. (NA ATENÇÃO BÁSICA)
D) Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde.
Embora a elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos seja uma parte importante da saúde pública e da integração das políticas de saúde, o foco da PNH, particularmente para os serviços de urgência e emergência, não inclui especificamente este parâmetro como uma das suas diretrizes centrais. Os parâmetros da PNH geralmente se concentram mais em aspectos como a classificação de risco, a resolução da urgência e emergência, e a definição de protocolos clínicos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo