Em uma Unidade Básica de Saúde do Município foram atendidos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004891 Enfermagem
Em uma Unidade Básica de Saúde do Município foram atendidos cinco pacientes com suspeita de Febre Maculosa. Com base nas diretrizes sobre notificação compulsória de doenças, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - A Febre Maculosa é uma doença de notificação compulsória imediata.

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida principalmente por carrapatos. É uma doença de notificação compulsória imediata, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, devido ao seu potencial de gravidade e necessidade de controle epidemiológico rápido.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B está correta porque a Febre Maculosa deve ser notificada imediatamente às autoridades de saúde. Isso é fundamental para ações rápidas de controle e prevenção, uma vez que a doença pode evoluir rapidamente para quadros graves. A notificação compulsória imediata permite a implementação de medidas de controle, como investigação do foco de infecção e intervenções para evitar a disseminação.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Apenas a suspeita de Febre Maculosa não necessita ser notificada.

Esta alternativa está incorreta. A suspeita de Febre Maculosa deve ser notificada imediatamente. A notificação compulsória não se restringe apenas aos casos confirmados; as suspeitas também devem ser reportadas para que as medidas de controle sejam iniciadas o mais rápido possível.

C - A notificação dos casos suspeitos é exclusiva do profissional médico.

Esta alternativa está incorreta. Embora a notificação de casos suspeitos seja frequentemente realizada por médicos, outros profissionais de saúde como enfermeiros e agentes comunitários também têm a responsabilidade e a capacidade de notificar casos suspeitos. Essa abordagem integrada ajuda a garantir que os casos sejam identificados e reportados rapidamente.

D - A Febre Maculosa não é doença de notificação compulsória nacional.

Esta alternativa está incorreta. A Febre Maculosa é sim uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional. Isso significa que qualquer caso suspeito ou confirmado deve ser reportado às autoridades de saúde, independentemente da região onde ocorreu.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B: a Febre Maculosa é uma doença de notificação compulsória imediata. Isso significa que quando há suspeita ou confirmação de um caso da doença, é necessário que a unidade de saúde notifique imediatamente as autoridades sanitárias locais, estaduais e federais. Essa notificação é importante para que sejam tomadas medidas de controle e prevenção da doença, evitando assim sua disseminação e garantindo a saúde pública. Além disso, é importante destacar que a notificação não é exclusiva do profissional médico, podendo ser realizada por outros profissionais da saúde que participam do atendimento aos pacientes.

RESUMO BÁSICO:

DOENÇA TRANSMITIDO PELO CARRAPATO ESTRELA. ( VETOR ).

INFECTADO PELA BACTÉRIA RICKETTSIA RICKTTSI.

BACTÉRIA GRAM-NEGATIVA.

INCUBAÇÃO: 2 A 14 DIAS.

A introdução precoce do tratamento antibiótico (com doxiciclina, preferencialmente, ou cloranfenicol) tem impacto importante na redução da letalidade da doença. A doxiciclina deve ser administrada na dose de 100 mg, via oral, a cada 12 horas para adultos e crianças acima de 45 kg.

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA IMEDIATA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo