É correto afirmar que a atuação inteligente do vigilante, c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465202 Segurança e Transporte
É correto afirmar que a atuação inteligente do vigilante, como pessoa capacitada para fazer a segurança física das instalações e dos dignitários, por meio da identificação pessoal, da abordagem à distância, da sinalização, entre outras ações, é considerada 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C - medida dinâmica.

Vamos explorar o porquê. Na segurança de dignitários, a medida dinâmica se refere a ações ativas e adaptáveis que são tomadas pelos profissionais de segurança para proteger pessoas de alto perfil, como a identificação pessoal, a abordagem à distância e a sinalização. Essas ações exigem uma resposta ágil e a capacidade de se ajustar rapidamente às circunstâncias, o que caracteriza a natureza dinâmica dessas operações.

Agora, vamos analisar as outras alternativas para entender por que não são as corretas:

Alternativa A - medida estática: Este tipo de medida refere-se a uma abordagem fixa, como barreiras físicas ou postos de controle que não se movem ou mudam de acordo com a situação. Não é o caso da atuação do vigilante mencionada, que precisa ser flexível e proativa.

Alternativa B - ponto dinâmico: Embora o termo "dinâmico" esteja presente, "ponto dinâmico" não descreve adequadamente as ações do vigilante, uma vez que essas são atividades e não locais específicos.

Alternativa D - ponto estratégico: Um ponto estratégico refere-se a um local importante por sua posição ou função, como um local de vigilância. O termo não reflete a natureza ativa das medidas adotadas pelo vigilante.

Alternativa E - ponto vulnerável: Este termo refere-se a locais ou aspectos que podem ser suscetíveis a ameaças. Novamente, não é aplicável à atuação ativa e proativa do vigilante.

Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender o raciocínio por trás da escolha da Alternativa C como a resposta correta. Manter-se informado sobre as diferenças entre medidas estáticas e dinâmicas é crucial para quem estuda segurança de dignitários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma "medida dinâmica em segurança de dignitários" refere-se a uma ação ou estratégia que é implementada de forma ativa e flexível para garantir a proteção de uma figura de destaque, como um líder político, autoridade governamental ou outra pessoa de importância. Ao contrário de medidas de segurança estáticas, que são mais fixas e permanentes, as medidas dinâmicas são adaptáveis e podem ser ajustadas conforme as circunstâncias e as ameaças mudam.

Essas medidas dinâmicas podem incluir uma variedade de estratégias, como alterações na rota de deslocamento do dignitário, mudanças nos procedimentos de segurança, reforço temporário da segurança em certos locais ou ajustes na presença de pessoal de segurança dependendo das condições específicas do momento.

O objetivo das medidas dinâmicas em segurança de dignitários é aumentar a capacidade de resposta e adaptação da equipe de segurança às ameaças em evolução e garantir a proteção eficaz do dignitário em todos os momentos. Isso pode envolver uma coordenação estreita entre diferentes agências de segurança, equipe de proteção do dignitário e outras partes interessadas para garantir que as medidas dinâmicas sejam implementadas de maneira eficiente e eficaz.

qual a referência?

GAB C

Medidas de Segurança

1- Estáticas - São barreiras e equipamentos utilizados no sistema de segurança que visam inibir e impedir ações criminosas, bem como garantir maior eficiência da atividade de vigilância patrimonial.

2- Dinâmicas - É a atuação inteligente do vigilante, como pessoa capacitada para fazer a segurança física das instalações e dignitários.

Medida dinâmica refere-se a ações ativas, adaptáveis e contínuas, realizadas para proteger instalações e dignitários. Essas ações envolvem vigilância, abordagens e respostas rápidas a diferentes situações de risco.

As ações descritas (identificação, abordagem, sinalização) são todas exemplos de intervenções que mudam conforme a necessidade do contexto, o que caracteriza uma medida dinâmica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo