Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893552 Enfermagem

Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o item subsequente.


Fluxo de sangue de 300 mL/min a 350 mL/min e dialisato de 500 mL/min a 800 mL/min são parâmetros da hemodiálise em pacientes críticos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa afirmação está incorreta. O fluxo do sangue durante a hemodiálise deve ser de, no mínimo, 400 mL/min, podendo chegar a 500 mL/min, enquanto o fluxo do dialisato deve ser de 500 mL/min. Esses parâmetros são importantes para garantir a efetividade da diálise e evitar complicações nos pacientes críticos. Portanto, é necessário que o fluxo de sangue seja ajustado adequadamente para remover as toxinas e o excesso de fluidos do corpo do paciente.

Os fluxos sitados na questão, assim como os sitados no comentário, são fluxos para pacientes estável e não para pacientes críticos como sita a questão

Afirmação incorreta. Pacientes graves e instáveis utilizamos baixo fluxo de bomba de sangue ( 200ml) e fluxo de dialisado ( 300). Na prática clinica. No caso apresentado da questão, o fluxo de sangue ( 300 mL/min a 350 mL/min) estará passando exageradamente rápido em um dialisato de 500 mL/min a 800 mL/min e isto dificultará a troca eficaz para o paciente crítico. A orientação é que o fluxo de sangue percorra entre 200 mL/min a 250 mL/min e o dialisato por volta de 300 mL/min exercendo de fato a troca ideal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo