Indústria farmacêutica acompanha disputa nos EUAO setor farm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: Quadrix Órgão: CRF-RS
Q1185068 Farmácia
Indústria farmacêutica acompanha disputa nos EUA
O setor farmacêutico brasileiro acompanha uma disputa que chegou à Suprema Corte nos Estados Unidos.
O FTC (Federal Trade Commission, órgão norte­-americano responsável pela defesa da concorrência) questiona uma prática que envolve o mercado de medicamentos de marcas e genéricos.
A indústria de remédios de marca, dona das patentes, remunera as concorrentes fabricantes de genéricos para que permaneçam por mais tempo fora do mercado. O sistema é conhecido como "pay for delay".
O FTC avalia que o atraso na entrada do competidor genérico, que poderia oferecer preços mais baixos, prejudica o consumidor.
Não existe paralelo no Brasil, segundo afirma Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindusfarma (sindicato do segmento).
Os dois lados no país, porém, também estão atentos a possíveis parcerias semelhantes por aqui, de acordo com especialistas.
Por ora, há empresas que antecipam a liberação de suas patentes para um fabricante de genérico com exclusividade, segundo a entidade do setor, a PróGenéricos.
"É tradicional neste setor que a primeira empresa a lançar a cópia ocupe a liderança de vendas", diz Teima Salles, presidente da entidade.
O caso recente mais relevante ocorreu há cerca de três anos, com o medicamento Lípitor, que envolveu Pfizer e Eurofarma, de acordo com a PróGenéricos.
Atualmente, três moléculas de síntese química, cujas patentes expiram ao longo deste ano, possuem "grande potencial" para atrair acordos bilaterais entre laboratórios e genéricos antes da expiração, segundo a entidade. São elas a ezetimiba, para colesterol, a sirolimus, para transplantados, e a nelfinavir, usada no coquetel para tratar Aids.

Releia o seguinte parágrafo do texto:
Sobre a forma verbal "ocupe", que aparece em destaque no texto, analise as afirmações.
l. Está no plural para concordar com "empresas".
ll. Pertence ao verbo "ocupar".
lll. Aparece flexionada na terceira pessoa do singular.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas