Leia o texto 'MARS 2020' e, em seguida, analise as afirmativ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2674294 Português

MARS 2020


Em julho de 2020, a NASA – a agência espacial norte-americana – adiou por uma semana o lançamento da missão Mars 2020, devido a um problema com o foguete Atlas V, responsável por lançar o ROVER (um tipo de veículo utilizado em missões espaciais) denominado “Perseverance” rumo a Marte. Na ocasião, a nova data de lançamento da missão foi adiada para o dia 30 de julho de 2020.


Aquela foi a terceira vez que a data precisou ser adiada no ano de 2020. Na primeira ocasião em que o lançamento foi adiado, a NASA reagendou o lançamento do dia 17 de julho para o dia 20 de julho. Posteriormente, a agência espacial precisou alterar novamente o dia do lançamento para 22 de julho. O motivo, na ocasião, foram preocupações relacionadas à contaminação em alguns equipamentos. Já na ocasião em que o adiamento ocorreu para a data de 30 de julho, o problema foi com o foguete Atlas V, fabricado e operado pela United Launch Alliance (ULA).


Um teste geral do foguete Atlas V foi realizado em 22 de junho de 2020, no qual os tanques propulsores foram preenchidos com combustível e todos os procedimentos para praticar o lançamento real foram executados. Então, durante esse teste, uma série de sensores que monitoram os níveis de propulsor de oxigênio líquido no foguete entregaram dados problemáticos, exigindo da equipe da ULA um tempo extra para descobrir o que deu errado.


Com a terceira prorrogação do prazo de lançamento, a NASA se aproximou ainda mais do fim da janela de lançamento rumo ao Planeta Vermelho. É que as missões espaciais que visam chegar a Marte têm apenas um pequeno período a cada dois anos para enviar as naves. Esse período corresponde ao momento em que Marte se aproxima da Terra em sua órbita ao redor do Sol. Assim, se a NASA perdesse a chance de realizar um lançamento rumo a Marte durante esse período, precisaria esperar 2 anos até uma nova oportunidade.


Na época do terceiro adiamento do prazo de lançamento, a equipe da NASA anunciou que a janela de lançamento poderia ser estendida até 15 de agosto de 2020. Na oportunidade, eles também avaliaram se esse período poderia ser prolongado ainda mais, caso não fosse possível realizar o lançamento até a metade de agosto. Ainda assim, o time da agência espacial norte-americana e da ULA dispunham de pouco tempo para finalizar todos os procedimentos de segurança e enviar o ROVER ao espaço.


O ROVER Perseverance foi projetado para procurar sinais de vida que possam ter existido bilhões de anos atrás em Marte. Ele foi equipado com ferramentas para perfurar o solo do Planeta Vermelho e buscar por amostras a serem deixadas na superfície do planeta para, depois, serem coletadas e trazidas à Terra em uma missão posterior, de modo a permitir que tais amostram sejam estudadas profundamente em laboratórios terráqueos.

Leia o texto 'MARS 2020' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Existe um período ideal para o lançamento de missões com destino a Marte e, mesmo com o adiamento, a NASA afirmou que o período pretendido poderia ser prolongado ainda mais, caso não fosse possível realizar o lançamento a metade de agosto de 2020, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.

II. O texto menciona que no teste do foguete Atlas V realizado em 22 de junho de 2020, os tanques propulsores foram esvaziados e todos os procedimentos para praticar o lançamento real foram redefinidos pelos cientistas e engenheiros envolvidos com a missão.

III. As prorrogações de prazo tiveram por objetivo ampliar a janela de lançamento do foguete rumo a Marte, elevando de dois para quatro anos o período em que é possível enviar missões para o Planeta Vermelho, conforme pode ser percebido a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas