Analise as seguintes afirmativas sobre o processo ági...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FUMARC Órgão: BDMG Prova: FUMARC - 2011 - BDMG - Analista de Sistemas |
Q165261 Engenharia de Software
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo ágil Extreme Programming (XP).

I. Planejamento, Projeto, Codificação e Teste são atividades de arcabouço do XP.

II. Cartões CRC (Class Responsibility Collaborator) são produtos de trabalho da atividade de projeto do XP.

III. O XP recomenda a programação em par durante a atividade de codificação.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - todas as afirmativas são verdadeiras.

A questão aborda o método de desenvolvimento ágil conhecido como Extreme Programming (XP), que é uma metodologia que se concentra em melhorar a qualidade do software e em responder à mudança de requisitos do cliente. Para entender e resolver a questão, é necessário ter conhecimento das práticas e valores fundamentais do XP, bem como de seus artefatos e técnicas recomendadas.

Com relação à afirmativa I, o XP de fato define planejamento, projeto, codificação e teste como suas atividades de arcabouço. Essas atividades são críticas para o processo e são realizadas de forma contínua e iterativa ao longo do desenvolvimento do software.

Em relação à afirmativa II, os Cartões CRC (Class Responsibility Collaborator) são de fato uma técnica usada na atividade de projeto dentro do XP. Eles ajudam a equipe a explorar e registrar informações sobre as classes em termos de suas responsabilidades e colaboradores, facilitando assim o design orientado a objetos.

A afirmativa III é verdadeira, pois o XP realmente recomenda a programação em par durante a atividade de codificação. Essa prática envolve dois desenvolvedores trabalhando juntos em uma única estação de trabalho, com um escrevendo o código e o outro revisando cada linha de código à medida que é escrita. Isso melhora a qualidade do código e promove a disseminação do conhecimento dentro da equipe.

Com base no entendimento das práticas do XP, pode-se concluir que todas as afirmativas são verdadeiras, o que faz da alternativa D a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Correto

Processo XP

Planejamento -> Projeto -> Codificação -> Teste

II. Correto

Na fase de projeto utiliza-se os cartões CRC

III. Correto

Na fase de codificação utiliza-se a programação em par
todas as afirmações estão corretas..... a mais estranha é a primeira: Planejamento, Projeto, Codificação e Teste são atividades de arcabouço do XP.
troque arcabouço por framework.
I - Certo. A Extreme Programming emprega uma abordagem orientada a objetos como o seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes. (pag 88)
"Arcabouço de Processo" é um termo utilizado por Pressman para definir a estrutura principal de um processo, geralmente em termos de suas atividades.
II - Certo. A XP encoraja o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar sobre o software em um contexto orientado a objetos. Os cartões CRC (classe-responsabilidade-colaborador) identificam e organizam as classes orientadas a objetos relevantes para o incremento de software corrente. Os cartões CRC são o único artefato de projeto produzido como parte do processo XP. (pag 89) III - Certo. Um conceito chave na atividade de codificação (e um dos mais discutidos aspectos da XP) é a programação em dupla. A XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma mesma estação de trabalho para criar código para uma história. (pag 90) (Fonte: Engenharia de Software, 7ed, Pressman)
Gabarito "D".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo