Ao se comparar uma placa-mãe on-board com uma placa-mãe off-...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q203543 Noções de Informática
Ao se comparar uma placa-mãe on-board com uma placa-mãe off-board, pode-se afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao analisarmos as características de placas-mãe conhecidas como on-board, observamos que elas possuem um diferencial significativo: a inclusão de um chip gráfico integrado. Isso significa que, ao adquirir tal placa, o usuário já conta com uma capacidade gráfica básica para a realização de tarefas do dia a dia, sem a necessidade de adquirir uma placa de vídeo adicional.

Por outro lado, ao mencionarmos as placas-mãe off-board, estamos nos referindo a um modelo que não dispõe de tais componentes integrados. Para obter funcionalidades como vídeo, áudio e conexão de rede, é necessário o uso de placas de expansão que são inseridas nos slots disponíveis na própria placa-mãe. Essas placas de expansão são conhecidas como dedicadas, justamente por serem especializadas em determinada função.

É importante destacar que um erro comum é acreditar que placas off-board não oferecem slots de expansão, o que é um equívoco. Na verdade, elas costumam ter várias opções para adição de novas placas, permitindo que o usuário customize e amplie as funcionalidades do seu computador conforme a necessidade.

Portanto, para fins de esclarecimento e reiteração, a alternativa correta quanto à questão das placas-mãe é a Letra A: "A placa on-board possui chip gráfico agregado". Isso reflete a característica principal de uma placa-mãe on-board, ao passo que placas off-board requerem dispositivos adicionais para tais funcionalidades.

Gabarito: Letra A - A placa on-board possui chip gráfico agregado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(A)


A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador, desde as telas do sistema operacional até o desenho do ponteiro do mouse. Ela faz a ligação entre a placa mãe e o monitor. Existem basicamente dois tipos: as que vêm embutidas na placa mãe, comumente chamadas de onboard, e as que podem ser instaladas posteriormente no PC,  conhecidas como offboard.


Normalmente, as placas onboard são fáceis de identificar: as peças ficam soldadas na placa mãe e seu conector fica próximo às entradas USB, PS2 e de outros componentes que também são embutidas. Já os modelos offboard ocupam slots e aparecem na parte do gabinete reservada para o encaixe destes. Ciente dessa classificação, se faz necessário conhecer os detalhes de ambas para escolher qual a melhor opção para as suas necessidades.

Placas Onboard:a opção de embutir um componente na placa mãe é um questão comercial. Esta estratégia, acrescenta mais funcionalidades ao PC e reduz os custos de produção dos fabricantes. Mas não são apenas eles os beneficiados: o comprador recebe um equipamento com mais recursos e gastando bem menos do que pagaria por um com placa offboard.

As placas de vídeo offboard permitem que os usuários montem sua própria configuração, definindo a quantidade de memória e ajustando acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o do computador fica livre para cuidar de outras tarefas e o desempenho geral do equipamento fica bem melhor. Esse tipo de placa também traz suporte a alguns recursos que não são encontrados em modelos onboard, como gráficos em 3D, por exemplo.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/o-que-e-placa-de-video-onboard-e-offboard-e-qual-diferenca-entre-elas.html

questão correta:A

on-board, está integrado aos circuitos da própria placa-mãe.

Às vezes conseguimos acertar a questão sem dominar o assunto, através de alguma experiência de vida.

Observem que as questões A e B são auto-excludentes, ou seja, a resposta só poderia ser uma das duas, pois se uma for verdade a outra é mentira e vice-versa. 

Apenas com este raciocínio, elimina-se as hipóteses C, D e E. 

Daí, deduz-se que a placa off-board é aquela que, por ser "off", não possui as coisas integradas. 

E então, acerta-se a questão. 

Placa de vídeo onboard  (MAIS SIMPLES) Indicada para quem deseja reduzir o custo do computador (Baratear) e não deseja ter jogos pesados (Online ou não), trabalhar com programas de vídeo e imagem e assistir filmes com alta resolução.  DESVANTAGEM: Sobrecarrega o compuatdor, já que não foi feito para isso. Dá as travadinhas! kkk

Placa de vídeo offboard (MAIS COMPLEXA) Indicada para profissionais ou para pessoas que querem rodar os jogos pesados e ter programas que sobrecarregam o processamento do PC.  É possível montar a sua própria configuração, ou seja, colocar memória e transformá-la de acordo com a sua necessidade.  DESVANTAGEM: Mais cara, 

OBS:  A maioria dos modelos contam com placa de vídeo integrada. Ou seja, não precisa comprar e colocar no pc. Já vem na placa mãe.

Mais informações, fonte: https://www.zoom.com.br/pc-computador/deumzoom/qual-a-diferenca-entre-placas-de-video-onboard-e-offboard

 

Gabarito A, Espero ter ajudado e bons estudos!

 

Em minha opinião, a expressão AGREGADO é bem discutível, pois algo agregado pode remeter à ideia de que foi agregado justamente por não ser INTEGRADO ORIGINALMENTE.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo