Em relação às medidas de prevenção e combate a incêndios que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q355935 Segurança e Transporte
Em relação às medidas de prevenção e combate a incêndios que devem ser observadas pelos profissionais que atuam na segurança física e patrimonial de uma organização, julgue os itens subsequentes.

Um incêndio é caracterizado como sendo da classe C quando há a queima de líquidos e gases inflamáveis, tais como gasolina ou óleos vegetais
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Errado

Vamos entender o porquê dessa classificação. A questão aborda um tema crucial para profissionais de segurança: a classificação dos incêndios. Cada classe de incêndio tem características específicas que determinam a melhor forma de combatê-lo.

Os incêndios são classificados em cinco classes principais: A, B, C, D e K. Cada uma delas é identificada pelos materiais combustíveis que predominam no incêndio:

  • Classe A: Envolve materiais sólidos combustíveis comuns, como madeira, papel e tecidos, que produzem brasas.
  • Classe B: Relacionada a líquidos e gases inflamáveis, como gasolina, óleos e solventes.
  • Classe C: Envolve equipamentos elétricos energizados. A principal preocupação aqui é evitar que o agente extintor conduza eletricidade.
  • Classe D: Incêndios que envolvem metais combustíveis, como magnésio e titânio.
  • Classe K: Relacionada a óleos e gorduras de cozinha, especialmente em ambientes como cozinhas industriais.

De acordo com a descrição da questão, a alternativa citada caracteriza erroneamente a Classe C como sendo relacionada a líquidos e gases inflamáveis, enquanto na verdade, essa descrição pertence à Classe B.

A Classe C refere-se a incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados, onde a principal preocupação é que o agente extintor não conduza eletricidade, evitando, assim, choques elétricos.

Portanto, dado que a descrição na questão estava incorreta, a alternativa correta é E - Errado.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor como as diferentes classes de incêndio são definidas e como isso é aplicado em situações práticas de combate a incêndios. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Incêndio classe C está relacionado a equipamentos elétricos e energizados. Ex.: motores elétricos, computadores ligados, aparelhos eletrônicos ligados a rede elétrica, etc.

Resumindo as categorias de incêndios:

• Classe A - Materiais sólidos inflamáveis de combustão na superfície. Os combustíveis da classe “A” são identificados por um triângulo verde com a letra “A” no centro. Exemplos: Madeira, papel, plástico, etc. Método de extinção: resfriamento. Agente extintor: água ou água pressurizada.

• Classe B - Líquidos inflamáveis. Os combustíveis da classe “B” são identificados por um quadrado vermelho com a letra “B” no centro. Exemplos: Gasolina, álcool, etc. Método de extinção: resfriamento. Agente extintor: Espuma ou água em neblina de alta velocidade.

• Classe C - Equipamentos elétricos energizados. Os combustíveis da classe “C” são identificados por um círculo azul com a letra “C” no centro. Exemplos: Quadros elétricos, motores elétricos, computadores ligados, etc. Método de extinção: abafamento. Agente extintor: CO2 - Gás carbônico (preferencialmente) e pó químico.

• Classe D - Metais combustíveis. Os combustíveis da classe “D” são identificados por uma estrela amarela de cinco pontas com a letra “D” no centro. Exemplos: Magnésio, titânio, etc. Método de extinção: abafamento ou isolamento. Agente extintor: pó químico especial. ATENÇÃO: Não usar água em nenhuma hipótese --> RISCO DE EXPLOSÃO.

• Classe K - Fogo em cozinha doméstica, industrial ou com óleo de cozinha. Método de extinção: abafamento ou isolamento. Agente extintor: pó químico especial. ATENÇÃO: Não usar água --> RISCO DE EXPLOSÃO.

Vale lembrar que em qualquer situação de fogo, a retirada de um dos elementos do tetraedro do fogo (Reação em cadeia, Combustível, Comburente e calor) é suficiente para que ele seja apagado. 

Pedro Braga, brilhante descrição, esse resumo é de extrema valia, abraço...

Observação q a classe D tbm serve para abafamento "areia".

classe "c" equipamentos elétricos, classe "b" liquidos e inflamáveise classe "a" aparas de papel e madeiras

 

Questão para praticar o conhecimento:

 

(FCC)  De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, os incêndios são classificados atualmente como:

 

 

(A) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados, Classe D: óleo e gordura em cozinhas e Classe K: Metais combustíveis.

(B) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados e Classe D: Metais combustíveis.

(C) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados, Classe D: Metais combustíveis e Classe K: óleo e gordura em cozinhas.

(D) Classe A: Líquidos inflamáveis, Classe B: Equipamentos elétricos energizados, Classe C: Materiais sólidos inflamáveis e Classe D: Metais combustíveis.

(E) Classe A: Líquidos inflamáveis, Classe B: Equipamentos elétricos energizados, Classe C: Materiais sólidos inflamáveis, Classe D: Metais combustíveis e Classe K: óleo e gordura em cozinhas.

 

                                                                                                                                                              Espero ter contribuído.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo