Malware é um termo genérico para qualquer tipo de software m...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - Cryptojacking.
Vamos entender o porquê desta alternativa estar correta e as outras estarem incorretas.
Malware é um termo genérico que engloba qualquer software desenvolvido com a intenção de causar danos ou explorar dispositivos, redes e serviços programáveis. Para resolver esta questão, é crucial conhecer os diferentes tipos de malware e suas respectivas características. Vamos analisar cada alternativa:
A - Cryptojacking
Cryptojacking refere-se ao uso não autorizado do dispositivo de alguém para minerar criptomoedas. Embora seja uma atividade maliciosa, ela não se encaixa na definição estrita de malware, pois muitas vezes acontece por meio de scripts em sites sem instalar software prejudicial diretamente no dispositivo da vítima.
B - Spyware
Spyware é um tipo de malware que coleta informações sobre o usuário sem o seu conhecimento e as envia para o atacante. Ele se instala de forma furtiva e pode roubar dados pessoais, credenciais de login, entre outros.
C - Scareware
Scareware é um tipo de malware que engana o usuário fazendo-o acreditar que seu sistema está infectado com um vírus, induzindo-o a comprar ou instalar software desnecessário ou prejudicial.
D - Ransomware
Ransomware é um tipo de malware que criptografa os dados da vítima e exige um resgate para restaurar o acesso. Ele causa danos diretos ao bloquear o acesso aos arquivos do usuário até que o resgate seja pago.
E - Worm
Worms são um tipo de malware que se autorreplicam e se espalham para outros computadores sem a ajuda do usuário. Eles podem causar danos ao consumir recursos de rede e sistema, além de possivelmente carregar outras cargas maliciosas.
Assim, a alternativa A é a correta, pois Cryptojacking não se enquadra diretamente como malware, apesar de ser uma atividade maliciosa. As outras alternativas são todas exemplos claros de malware.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cryptojacking - Usado para classificar técnicas em que computadores são explorados remotamente para mineração de moedas virtuais,
Malwares são softwares maliciosos que objetivam a infecção dos ativos de TI
de maneira geral, pode-se dizer que os vírus são os malwares que precisam de um ambiente para a sua execução.
Ransomware Um dos mais rentáveis e, portanto, mais populares, tipos de malware entre os cibercriminosos é o ransomware. Esse malware se instala na máquina da vítima, criptografa seus arquivos e depois exige um resgate (geralmente em Bitcoin) para retornar esses dados ao usuário.
Worms têm a capacidade de se copiar de máquina para máquina, geralmente explorando algum tipo de falha de segurança em um software ou sistema operacional e não exigem interação do usuário para funcionar.
Scareware Os cibercriminosos nos fazem com que pensemos que nossos computadores ou smartphones foram infectados para convencer as vítimas a comprar um aplicativo falso. Em um golpe típico de scareware, você pode ver uma mensagem pop-up alarmante enquanto navega na Web com a mensagem "Aviso: seu computador está infectado!" ou "Você tem um vírus!" Os criminosos cibernéticos usam esses programas e práticas de publicidade antiéticas para assustar os usuários na compra de aplicativos não autorizados.
Spyware é um programa instalado no seu computador, normalmente sem o seu conhecimento explícito, que captura e transmite informações pessoais ou de navegação na Internet hábitos e detalhes para o usuário. O Spyware permite que seus usuários monitorem todas as formas de comunicações no dispositivo alvo. O spyware é frequentemente usado pelas autoridades policiais, órgãos governamentais e organizações de segurança da informação para testar e monitorar as comunicações em um ambiente sensível ou em uma investigação.
Cryptojacking é um tipo de crime cibernético que envolve o uso não autorizado dos dispositivos das pessoas (computadores, smartphones, tablets ou mesmo servidores) por cibercriminosos para minerar criptomoedas. Como muitas formas de cibercrime, o motivo é o lucro, mas, ao contrário de outras ameaças, ele é projetado para ficar completamente oculto para a vítima.
Fonte: https://www.kaspersky.com/resource-center/definitions/what-is-cryptojacking
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo