Fundamentado nas análises de Ricardo Burg Ceccim e Alcindo A...
Fundamentado nas análises de Ricardo Burg Ceccim e Alcindo Antônio Ferla publicadas no capítulo “Linha de cuidado: a imagem da mandala na gestão em rede de práticas cuidadoras para uma outra educação dos profissionais de saúde”, do livro Gestão em Redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde (PINHEIRO & MATTOS, 2006), considere as afirmativas:
I. A atual organização da atenção à saúde vem se dando pela oferta de serviços e não pelas necessidades da população, gerando aumento das desigualdades regionais e dificuldade de acesso das populações mais vulneráveis.
II. A entrada na linha de cuidado se relaciona com o acesso e acolhimento, mas a saída com a resolutividade (responsabilização pela cura) e autodeterminação dos usuários.
III. O objetivo de todo processo terapêutico consiste na ampliação da capacidade de autonomia dos usuários. A construção dessa autonomia depende de uma combinação de técnicas de apoio individual com outras de feição mais sociocultural.
IV. Propõe-se uma rede cuidadora onde o usuário, mediante um acesso que lhe dê inclusão, saiba sobre a estrutura do serviço e da rede assistencial e, a partir da sua vivência nele – como uma pessoa que o conhece e se sente parte dele – seja capaz de influir em seu andamento.
V. Dentre os serviços substitutivos ao modelo unidade básica → ambulatório de especialidade → hospitalização → agendamento de retorno, a fim de compor linhas de cuidado, têm sido ofertados o trabalho de acompanhantes terapêuticos, programas de redutores de danos, casas de parto, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: