Analise as assertivas a seguir considerando a originalidade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883629 História
Analise as assertivas a seguir considerando a originalidade da Civilização Egípcia:

I. Distinguiram-se por suas crenças, pelo desenvolvimento da agricultura que gerava excedente de produção, com destaque pela utilização do Rio Struma.
II. O Rio Struma, centralizado no oeste do Egito antigo, com sua extensão de 415 km, faz parte da herança, sendo na história um condicionamento ao modo de vida da época.
III. Na administração estatal egípcia, configurou-se um conjunto de poderes, com fundamento de povo, nação e território, portanto, considerava-se que apenas os povos sedentários são dotados de Estado.
IV. Desenvolveram a agricultura, tendo uma relação profunda com o Rio Nilo, sendo os deuses e a vida após a morte o centro de suas preocupações. Construíram, também, grandes túmulos e pirâmides, destacando desde cedo o desenvolvimento da ciência e tecnologia, porém, a ciência mantinha uma relação estreita com a arte e a religião.

Quais estão corretas? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Analisando as assertivas sobre a originalidade da Civilização Egípcia, podemos comentar cada uma delas para entender o gabarito correto.

I. A primeira afirmação destaca a cultura egípcia pela sua fé e pelo desenvolvimento agrícola que proporcionava um excedente de produção. No entanto, há um erro crítico ao citar o Rio Struma, que na realidade não tem relação com o Egito Antigo, mas sim com o Sudeste Europeu. Portanto, essa afirmação é incorreta.

II. Novamente, a referência ao Rio Struma persiste como um equívoco, já que o rio central na civilização egípcia era o Rio Nilo. Com isso, a assertiva II também é incorreta.

III. A terceira afirmação menciona a organização do Estado egípcio, destacando a presença de uma estrutura de poderes fundamentada em povo, nação e território. Apesar de simplificada, essa descrição é correta, pois reflete a organização política que caracterizava o Estado faraônico.

IV. Esta afirmação é bastante precisa ao retratar a importância do Rio Nilo, a preocupação com os deuses e a vida após a morte, e a construção de túmulos e pirâmides. A ciência egípcia, de fato, tinha uma forte relação com a arte e a religião. Portanto, a assertiva IV é correta.

Levando em conta o exposto, as assertivas III e IV são as corretas, fazendo com que o gabarito da questão seja a alternativa C - Apenas III e IV.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sabemos que os rios responsáveis por desenvolver a economia agrícola dos egípcios foi o Nilo que fica ao Norte da África. Esse rio struma fica entre a Bulgária e Grécia. Tornando incorretas a I e II.

É sabido também que a possibilidade da construção de um Estado é possível graças ao processo de sedentarização dos povos, pois permite tanto o crescimento demográfico, desenvolvimento econômico e político, elementos essenciais para a formação de um Estado. Nesse sentido, a III está correta.

A alternativa IV está correta. Já é de conhecimento comum que os egípcios se desenvolveram as margens do Rio Nilo, produziram um politeísmo centrado na vida após a morte e a construção de pirâmides.

Gabarito C

"Conjunto de poderes"? "Povo, nação e território"? (formulação hobbesiana, muito distante do período egípcio.

Estamos falando do período moderno ou da civilização egípcia? Essa banca de história não sabe é nada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo