Padrão generalizado de inflexibilidade, observância das norm...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E.
Vamos entender por que essa alternativa é a correta e analisar por que as outras estão incorretas:
Alternativa E: A descrição da questão aponta para o transtorno de personalidade anancástica, também conhecido como transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. Pessoas com esse transtorno apresentam um padrão generalizado de inflexibilidade, uma atenção excessiva a normas e detalhes, e uma aderência rígida a convenções sociais. Além disso, demonstram sentimentos de dúvida e cautela, uma insistência para que os outros se submetam aos seus conceitos de valor, e falta de generosidade e de sentimentos de compaixão. A intolerância com o outro e a acumulação são características marcantes. Todas essas características estão claramente descritas na questão, confirmando a opção correta.
Alternativa A: O transtorno de personalidade esquizoide é caracterizado pela falta de interesse em relacionamentos sociais e um comportamento emocionalmente frio e distante. Embora a intolerância com o outro possa ser um ponto em comum, o foco excessivo em normas, detalhes e a observância rígida de convenções sociais não são características centrais desse transtorno, tornando essa alternativa incorreta.
Alternativa B: O transtorno de personalidade paranoide envolve uma desconfiança generalizada e suscetibilidade a críticas. A falta de generosidade e a intolerância são aspectos que podem surgir, mas não são os principais. Além disso, o foco em normas e detalhes e a inflexibilidade não são típicos desse transtorno, o que torna essa opção incorreta.
Alternativa C: O transtorno de personalidade borderline é conhecido por sua instabilidade emocional, relacionamentos intensos e instáveis e um comportamento impulsivo. Os sintomas de dúvida e cautela excessiva mencionados na descrição não são característicos do transtorno borderline. Além disso, não há uma ênfase em normas e regras, o que torna essa alternativa incorreta.
Alternativa D: O transtorno de personalidade antissocial é caracterizado por um desrespeito persistente pelos direitos dos outros, impulsividade, e comportamentos irresponsáveis. A falta de generosidade e a intolerância podem estar presentes, mas a observância de normas, dúvida e cautela são contraindicativos desse transtorno, tornando essa alternativa incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ANANCÁSTICA OU OBSESSIVA 1. Preocupação excessiva com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou esquemas 2. Perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas 3. Dúvidas excessivas sobre assuntos irrelevantes 4. Cautela demasiada 5. Rigidez e teimosia 6. Insistência incomum para que os outros submetam-se exatamente à sua maneira de fazer as coisas 7. Excesso e escrúpulos e preocupa- ção indevida com detalhes da vida 8. A rigidez impede ou anula o prazer nas relações interpessoais 9. Adesão excessiva às convenções sociais e certo pedantismo
Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Paulo Dalgalarrondo
Ao ler "falta de generosidade e de sentimentos de compaixão; intolerância com o outro" poderíamos pensar em personalidades antissociais e perversas, contudo, o trecho "observância das normas e detalhes" e o trecho "aderência a convenções sociais" exclui tal hipótese, pois o desrespeito às regras e normas e inobservância de convenções sociais caracterizam os mesmos. Nos demais casos de personalidade paranoide e esquizoide, não vejo nenhum trecho da descrição do caso que pudesse levar à confusão com os mesmos.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo