A respeito das ideias veiculadas no texto CB1A1, julgue o it...
A respeito das ideias veiculadas no texto CB1A1, julgue o item a seguir.
De acordo com o texto, no passado as autoridades brasileiras consideravam auspiciosa a atuação de Estados estrangeiros em território brasileiro, dado o interesse que demonstravam pela preservação das riquezas naturais nacionais.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:ERRADO
Acredito que o erro é falar que os estados estrangeiros demonstravam interesse na PRESERVAÇÂO das riquezas naturais nacionais.
O texto traz que os estados estrangeiros tinham interesse nas riquezas naturais em busca do desenvolvimento. Ou seja, usariam as riquezas naturais do Brasil em seu desenvolvimento. Isso nao se confunde em nada com PRESERVAR as riquezas.
TEXTO:
Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional , de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.
AUSPICIOSO - adjetivo - Algo Que pode ocasionar consequências boas, bons resultados; próspero:
ERRADO, porque a atuação dos entes internacionais aqui suprimiria a autonomia do Brasil na condução de suas políticas ambientais. Assim, o Brasil tomava isso mais como uma ameaça, do que como algo positivo.
Acertei a questão graças à novela Caminho das Índias
Tem que saber o significado da palavra kkkk. Na prova deixaria em branco.
Auspicioso: promissor, que ocasiona consequências boas....
O texto fala exatamente o contrário:
" mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento..."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo