A respeito das ideias veiculadas no texto CB1A1, julgue o it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3159662 Português
Texto CB1A1

        Embora as instituições nacionais ligadas à soberania venham atuando nas últimas décadas em suporte às políticas ambientais brasileiras, a relação entre as duas esferas nem sempre se deu em bases cooperativas. Partindo-se de uma compreensão estreita da segurança, a preservação do meio ambiente foi vista, durante certo tempo, não como uma precondição para se garantir a segurança nacional e humana, mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.

        Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional. O posicionamento defendido pela delegação brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em Estocolmo em 1972, seria sintomático desse entendimento: “Na área do aproveitamento de recursos naturais, os interesses nacionais, em termos econômicos e de segurança, são de tal monta, que qualquer fórmula que, sob o pretexto ecológico, impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento seria simplesmente inaceitável para o Brasil.”

        Nas décadas posteriores, as interpretações relativas às preocupações ambientais foram gradualmente transformadas, tanto no âmbito da sociedade quanto em meio às instituições de defesa. O processo de redemocratização, o fortalecimento de organizações da sociedade civil, o avanço dos estudos científicos e a consolidação de uma estrutura federal de governança ambiental favoreceram essas novas percepções e, sobretudo, a aproximação desses dois setores.

Internet:<soberaniaeclima.org.br>  (com adaptações).

A respeito das ideias veiculadas no texto CB1A1, julgue o item a seguir. 


De acordo com o texto, no passado as autoridades brasileiras consideravam auspiciosa a atuação de Estados estrangeiros em território brasileiro, dado o interesse que demonstravam pela preservação das riquezas naturais nacionais.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB:ERRADO

Acredito que o erro é falar que os estados estrangeiros demonstravam interesse na PRESERVAÇÂO das riquezas naturais nacionais.

O texto traz que os estados estrangeiros tinham interesse nas riquezas naturais em busca do desenvolvimento. Ou seja, usariam as riquezas naturais do Brasil em seu desenvolvimento. Isso nao se confunde em nada com PRESERVAR as riquezas.

TEXTO:

Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional , de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.

AUSPICIOSO - adjetivo - Algo Que pode ocasionar consequências boas, bons resultados; próspero: 

ERRADO, porque a atuação dos entes internacionais aqui suprimiria a autonomia do Brasil na condução de suas políticas ambientais. Assim, o Brasil tomava isso mais como uma ameaça, do que como algo positivo.

Acertei a questão graças à novela Caminho das Índias

Tem que saber o significado da palavra kkkk. Na prova deixaria em branco.

Auspicioso: promissor, que ocasiona consequências boas....

O texto fala exatamente o contrário:

" mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento..."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo