De modo geral, todas as provisões são contingentes porque sã...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém entendeu essa D? Eliminei pela falta de pé ou cabeça.
Conforme o CPC 25:
Provisão é um passivo com prazos ou valor incertos.
Uma provisão deve ser reconhecida quando:
→ a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
→ seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e
→ possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
"Passivo contingente é uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida ou porque não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação, ou porque o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade".
Em síntese, temos:
Provisões para Contingências:
➤ Se PROVÁVEL:
→ Registra no Balanço Patrimonial; e
→ Divulga em Nota Explicativa.
➤ Se POSSÍVEL:
→ Não registra no Balanço Patrimonial; e
→ Divulga em Nota Explicativa.
➤ Se REMOTA:
→ Não registra no Balanço Patrimonial; e
→ Não divulga em Nota Explicativa.
Resolução:
→ A letra "A" ACERTA ao está de acordo com o CPC 25: "Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor. Porém, neste Pronunciamento o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade. Adicionalmente, o termo passivo contingente é usado para passivos que não satisfaçam os critérios de reconhecimento".
→ A letra "B" ERRA, pois o correto é: o termo passivo contingente é usado para passivos que não satisfaçam os critérios de reconhecimento.
A letra "C" ERRA, pois o correto é: "provisões são reconhecidas como passivo (com estimativa confiável) porque são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação".
→ A letra "D" ERRA ao substituir a conjunção aditiva "e" pela adversativa "mas". "Provisões são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação".
→ A letra "E" ERRA, pois "as demonstrações contábeis tratam da posição financeira da entidade no fim do seu período de divulgação e não da sua possível posição no futuro. Por isso, nenhuma provisão é reconhecida para despesas que necessitam ser incorridas para operar no futuro".
Gabarito: Letra A.
Gabarito: A.
Segundo o CPC 25, Ativo Contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.
Bons estudos!
D) ERRADA
Assertiva: Deverá ser reconhecida quando for provável que seja necessária uma saída de recursos, mas que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação.
O item já começa de forma pouco clara por não falar que trata de provisão. Mas se tratasse de "Passivo contingente", estaria errada, porque passivo contingente não é reconhecido. Considerando que se trata de provisão, o erro está no uso da conjunção adversativa "mas", que não faz sentido, por trazer uma ideia de oposição. Conforme o pronunciamento, transcrito abaixo, utiliza-se o pronome relativo "que", que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
CPC 25. Item 13.
Este Pronunciamento Técnico distingue entre:
(a) provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação; e
(b) passivos contingentes (...)
Esse "mas" pode ser interpretado como conjunção aditiva e só demonstra que a fundatec costuma trazer 2 respostas corretas, o que possibilita manipular o resultado. Essa abordagem subjetiva não seleciona alguém apto, acaba transformando a seleção em loteria com cartas marcadas. A resposta aos recursos relacionados a questões de contabilidade costuma ser "que está conforme o edital" em contraste com as respostas elaboradas quanto, por exemplo, às questões de português, o que demonstra que os responsáveis pelas questões de contabilidade não tem compromisso ético com os colegas de profissão e com a verdade científica. Quando que o "mas" vai invalidar o fato da necessidade de probabilidade de saída de recursos associada à necessidade de que esses recursos tenham o condão de proporcionar benefícios futuros. A questão começa claramente questionando a contingência relacionada a provisões, tanto é que, se um ativo for provavelmente surgido, sequer provisão é, pois acaba por constituir o próprio conceito de ativo. Essa questão deveria ser anulada pela falta de capacidade de bem selecionar. As questões difíceis não são difíceis, são propositadamente confusas e demonstram que fraude em concurso deveria dar cadeia de 20 anos e perda de todos os bens.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo