Com base na historiografia sobre o Feudalismo, analise as as...
I. Na hierarquia social do Feudalismo, a posição de cada indivíduo era determinada pela posse da terra, sendo que os grandes proprietários eram os senhores mais poderosos. Teoricamente, significa que o Rei era o Senhor suserano mais importante de todos, tendo obrigação de vassalagem somente ao papa.
II. Na hierarquia social do Feudalismo, existia uma equidade das classes sociais, pois o sistema de vassalagem compilava os suseranos, proporcionando uma mobilidade social e uma ascensão por méritos à posse da terra.
III. O feudo era um núcleo de produção autossuficiente onde os trabalhadores eram obrigados a fazer o roçado, derrubar florestas, drenar pântanos, plantar e cuidar. Basicamente, o feudo englobava um castelo fortificado, com liberdade de produção, distribuição justa e igualitária de toda produção, gerando menos desigualdade no habitat comunal.
IV. Na estrutural do feudalismo, existiam três estamentos ou ordens na sociedade, o clero, a nobreza e o povo. Porém, ao povo era delegada a função administrativa com o dever de governar e dar proteção aos demais; já o núcleo de produção era de incumbência do clero local.
Quais estão INCORRETAS?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
I. Esta assertiva está correta ao destacar que na hierarquia social do Feudalismo, a posição social era geralmente determinada pela posse de terras, com grandes proprietários de terras assumindo posições de poder. O Rei, teoricamente, era um suserano chave na hierarquia, mas sua relação de vassalagem com o papa é uma simplificação e não descreve com precisão a complexa relação entre a Igreja e a monarquia.
II. Esta assertiva está incorreta. Contrariamente ao que afirma, o Feudalismo não proporcionava equidade entre as classes sociais. A mobilidade social era limitada e a posse de terras era geralmente hereditária, não baseada em méritos individuais.
III. Esta assertiva também está incorreta. O feudo era, de fato, um núcleo de produção que buscava autossuficiência, mas a produção não era distribuída de forma justa e igualitária. A maior parte do que era produzido ia para os senhores feudais e a Igreja, enquanto os servos e camponeses recebiam uma parte muito menor, perpetuando a desigualdade social.
IV. Esta assertiva está incorreta. Na estrutura feudal, as três ordens ou estamentos eram o clero, a nobreza e o povo (ou terceiro estado). Não era o povo, mas sim a nobreza que detinha a função administrativa e a obrigação de proteger os outros estamentos, enquanto que o clero se envolvia mais com questões espirituais e educacionais, e não com a produção direta, que era responsabilidade dos servos e camponeses.
Levando em conta as assertivas apresentadas, as opções II, III e IV estão incorretas, tornando a alternativa correta a letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não leu o "incorretas" né? kk
Achei que fosse a letra C
@Sara Lacerda Não havia equidade(igualdade) de classes nem mobilidade social. Nasceu servo, morre servo.
caí na desgraça do INCORRETAS. ksksks
segue a luta q a farda vem!
ATENÇÃO NA PERGUNTA!
Os reis não tinham obrigação de vassalagem ao papa. O papa era um líder espiritual, e de fato tinha muita influência visto que as igrejas tinham muita influência, mas não existia uma relação de vassalagem entre rei e papa.
Gabarito está incorreto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo