Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do ...
Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1.
No primeiro período do segundo parágrafo, o trecho “a compreensão (...) nacional” funciona como complemento direto da forma verbal “Vigorava”.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Errado
No caso em tela, o termo funciona como sujeito da oração. Houve a inversão sintática, em que o sujeito vem depois do verbo. Vejamos o período na ordem correta:
" Portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional vigorava."
Bons estudos, time.
- Instagram:@MaxTribunais
"Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional" tem o verbo "vigorava", que significa algo como "estava em vigor" ou "existia como ideia". Esse verbo não precisa de complemento direto (ou seja, não tem objeto direto). Agora, o pedaço "a compreensão de que assumir compromissos (...)" responde à pergunta: o que estava em vigor? Ou seja, esse pedaço é o sujeito da frase, porque é "ele" que estava em vigor. Não pode ser complemento direto, porque o verbo "vigorava" não aceita esse tipo de complemento.
- "Vigorava" = verbo que diz que algo "existia ou estava em vigor" (não tem objeto direto).
- "A compreensão (...)" = o que estava em vigor = sujeito.
E - Errado.
No trecho "Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional", a palavra "Vigorava" é o verbo principal, que significa "tinha vigor", "prevalecia" ou "estava em vigor". Esse verbo é intransitivo, ou seja, não exige complemento direto (objeto direto), pois ele tem sentido completo por si só.
No caso da frase, "a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional" funciona como o sujeito da oração, e não como complemento direto.
- Como identificar o sujeito:
Podemos fazer a pergunta: "O que vigorava?"
Resposta: "A compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional."
Isso confirma que o trecho mencionado é o sujeito da forma verbal "Vigorava".
Concluindo: O trecho "a compreensão (...) nacional" não é complemento direto de "Vigorava", mas sim o sujeito da oração. Por isso, o item está errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo