Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3159670 Português
Texto CB1A1

        Embora as instituições nacionais ligadas à soberania venham atuando nas últimas décadas em suporte às políticas ambientais brasileiras, a relação entre as duas esferas nem sempre se deu em bases cooperativas. Partindo-se de uma compreensão estreita da segurança, a preservação do meio ambiente foi vista, durante certo tempo, não como uma precondição para se garantir a segurança nacional e humana, mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.

        Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional. O posicionamento defendido pela delegação brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em Estocolmo em 1972, seria sintomático desse entendimento: “Na área do aproveitamento de recursos naturais, os interesses nacionais, em termos econômicos e de segurança, são de tal monta, que qualquer fórmula que, sob o pretexto ecológico, impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento seria simplesmente inaceitável para o Brasil.”

        Nas décadas posteriores, as interpretações relativas às preocupações ambientais foram gradualmente transformadas, tanto no âmbito da sociedade quanto em meio às instituições de defesa. O processo de redemocratização, o fortalecimento de organizações da sociedade civil, o avanço dos estudos científicos e a consolidação de uma estrutura federal de governança ambiental favoreceram essas novas percepções e, sobretudo, a aproximação desses dois setores.

Internet:<soberaniaeclima.org.br>  (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1.


Na citação apresentada no segundo parágrafo, o trecho ‘qualquer fórmula que (...) impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento’ expressa uma condição, evidenciada pela flexão do verbo impor no modo subjuntivo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

esse gabarito esta correto? depois que vi algumas questões com gabarito errado, agora, estou desconfiada. eu marquei como certo, e o chat gpt também considerou correta.

Eu vi como uma possibilidade . Mas peçam o comentário do professor.

- Modo subjuntivo indica: Possibilidade, hipótese e fato (duvidos, incerto e irreal). - o verbo "impor" está conjugado no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.

Por que Pretérito Imperfeito do Subjuntivo?

Subjuntivo: Indica uma ação incerta, hipotética ou desejável, como uma condição que, se ocorresse, teria determinada consequência.

Pretérito Imperfeito: Expressa uma ação passada que era incerta ou hipotética em relação a outra ação passada.

Analisando a frase:

A frase apresenta uma condição hipotética: "qualquer fórmula que... impusesse". Essa condição expressa uma situação que poderia ocorrer, mas não é real. O verbo no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo cria essa ideia de incerteza e condicionalidade, sugerindo que, se essa fórmula fosse imposta, a consequência seria inaceitável para o Brasil.

Em resumo:

O uso do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo no verbo "impor" reforça a ideia de que a imposição de uma sistemática de consulta é vista como uma possibilidade hipotética e indesejável, e não como um fato concreto.

Para entender melhor:

Imagine a frase como se fosse uma pergunta: "Se qualquer fórmula impusesse uma sistemática de consulta, o que aconteceria?". A resposta seria: "Seria inaceitável para o Brasil". O verbo no subjuntivo cria essa relação de condição e consequência.

Errado. O núcleo do predicado da oração adjetiva (‘impusesse’) expressa, no trecho em análise, uma hipótese, e não uma condição.

Fonte: Cebraspe

Além das formas verbais, precisamos olhar para os demais elementos, a fim de compreendermos o tempo e seus usos.

pronome indefinido qualquer, ao meu ver, marca a ideia de hipótese.

"QUALQUER FÓRMULA...SERIA INÁCEITALVEL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo