Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do ...
Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1.
Na citação apresentada no segundo parágrafo, o trecho ‘qualquer fórmula que (...) impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento’ expressa uma condição, evidenciada pela flexão do verbo impor no modo subjuntivo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
esse gabarito esta correto? depois que vi algumas questões com gabarito errado, agora, estou desconfiada. eu marquei como certo, e o chat gpt também considerou correta.
Eu vi como uma possibilidade . Mas peçam o comentário do professor.
- Modo subjuntivo indica: Possibilidade, hipótese e fato (duvidos, incerto e irreal). - o verbo "impor" está conjugado no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
Por que Pretérito Imperfeito do Subjuntivo?
Subjuntivo: Indica uma ação incerta, hipotética ou desejável, como uma condição que, se ocorresse, teria determinada consequência.
Pretérito Imperfeito: Expressa uma ação passada que era incerta ou hipotética em relação a outra ação passada.
Analisando a frase:
A frase apresenta uma condição hipotética: "qualquer fórmula que... impusesse". Essa condição expressa uma situação que poderia ocorrer, mas não é real. O verbo no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo cria essa ideia de incerteza e condicionalidade, sugerindo que, se essa fórmula fosse imposta, a consequência seria inaceitável para o Brasil.
Em resumo:
O uso do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo no verbo "impor" reforça a ideia de que a imposição de uma sistemática de consulta é vista como uma possibilidade hipotética e indesejável, e não como um fato concreto.
Para entender melhor:
Imagine a frase como se fosse uma pergunta: "Se qualquer fórmula impusesse uma sistemática de consulta, o que aconteceria?". A resposta seria: "Seria inaceitável para o Brasil". O verbo no subjuntivo cria essa relação de condição e consequência.
Errado. O núcleo do predicado da oração adjetiva (‘impusesse’) expressa, no trecho em análise, uma hipótese, e não uma condição.
Fonte: Cebraspe
Além das formas verbais, precisamos olhar para os demais elementos, a fim de compreendermos o tempo e seus usos.
pronome indefinido qualquer, ao meu ver, marca a ideia de hipótese.
"QUALQUER FÓRMULA...SERIA INÁCEITALVEL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo