Van Gogh é pop: exposição imersiva sobre pintor chega ao...
A partir de 6 abril, a Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, será inteiramente tingida em cores, formas e sonhos, para convidar o público a um mergulho profundo – ao passado e à vida e obra de um dos maiores e mais importantes artistas de todos os tempos. O centro cultural carioca irá receber a mostra multimídia “Van Gogh e seus contemporâneos – Experiência imersiva” e permitirá que os visitantes “entrem” nas telas do mestre pós-impressionista holandês: com projeções em 360° e trilha sonora original, a exposição permitirá não somente a experiência sobre as obras como sobre a vida de Vincent Van Gogh na segunda metade do século XIX.
(Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/rio-de-janeiro/riode-janeiro/exposicoes/van-gogh-e-seus-contemporaneos--experiencia-imersiva-2022-04-06. Acesso em: 12/04/2022.)
Vincent Willem Van Gogh nasceu em Zundert, na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Filho do pastor Theodorus Van Gogh e de Ana Cornelius Carbentus, Van Gogh era o primeiro filho de seis irmãos. Sobre Van Gogh, assinale a afirmativa INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Por conta das exposições multimídia que têm sido organizadas em cidades brasileiras, a apreciação de obras de grandes artistas brasileiros e estrangeiros ficou viável ao grande público. Isso se configura de grande importância pois permite que o público que não tem chance ou oportunidade de viajar conheça obras que só são vistas e apreciadas em grandes museus. Além disso, não há, nas escolas brasileiras de maneira geral o esforço de levar crianças e adolescentes a uma apreciação de obras de arte que não são utilitárias.
As afirmativas referem-se ao artista holandês Van Gogh , que teve parte de suas obras em exibição na Casa França Brasil. Dados sobre o pintor estão disponíveis em livros específicos de história da arte, como por exemplo Van Gogh a vida de Stephen Nayfeh e Gregory Smith. Há também que destacar Os Impressionistas ,de Denis Thomas. Há também uma boa quantidade de informações em formato digital.
Uma das afirmativas acerca da vida do artista está incorreta. Ela responde a questão proposta, já que a demanda é que seja assinalada a afirmativa que é falsa.
A) INCORRETA- Muito jovem Vincent Van Gogh abandonou os estudos e trabalhou, embora não por muito tempo, no comércio de artes. Nesse período não era pintor. Sua dedicação à pintura começou aos 27 anos,
B) INCORRETA- O artista produziu em torno de 2000 obras, sendo 860 pinturas a óleo, a maioria feita nos dois últimos anos de vida. Nascido em 1853, atirou em seu peito em 27 de julho de 1890, falecendo dois dias depois. Portanto, aos 37 anos.
C) CORRETA- A afirmativa está correta no que se refere aos temas das pinturas de Van Gogh: ele de fato pintou a natureza, a pobreza, camponeses e fez autorretratos. No entanto, vendeu apenas um quadro durante sua vida. Foi muito tempo sustentado por seu irmão Theo e não deixou herança em dinheiro ou bens.
D) INCORRETA- A afirmativa é verdadeira e, portanto, não responde a questão. O episódio de automutilação ainda hoje é nebuloso. Há várias versões acerca da motivação de Van Gogh para tal ato. No entanto, por conta disso foi internado voluntariamente em um hospital psiquiátrico.
RESPOSTA: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo