Não é adequado afirmar sobre “Lá” no excerto:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (11)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os monossílabos átonos são assim considerados pelo fato de não possuírem autonomia fonética. Sendo assim, pronunciados de forma fraca, concebem-se como sílabas átonas do vocábulo seguinte, como forma de apoio.
Hipérbato
Hipérbato também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração ou de nomes e seus determinantes.
A acentuação gráfica é possível apenas em palavras tônicas. Não se acentuam palavras átonas em nenhuma hipótese. Palavras átonas não possuem autonomia fonética e têm função apenas de apoio na frase, ligando-se ao vocábulo seguinte, são preposições, pronomes, conjunções, artigos etc.
Ex.: "Lá, a lei (...)" "a" é uma palavra monossílaba átona.
Hipérbato (também chamado de inversão ou anástrofe) é a figura de linguagem de inversão da ordem direta da frase.
Ex.: "Querido e amado foi meu filho". (inversão da ordem direta: "meu filho foi querido e amado").
A) que “Lá” é advérbio. O Lá é advérbio de lugar
Hipérbato: transposição ou inversão da ordem natural das palavras de uma oração, para efeito estilístico, da qual resulta a separação entre elementos que constituem um sintagma, pela intercalação com outros elementos pertencentes a outro sintagma (p.ex.: aquela que me arruinou aposta por aquela aposta que me arruinou).
Monossílabos (podem ser átonos ou tônicos)
Átonos: sem significado ou sentido. Não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam. Exemplos: o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc.
Tônicos: com sentido. Acentuam-se os terminados em A, E, O, seguidos ou não de S. Ex: pá (s), pé, dá, crê => NÃO se acentuam os terminados em EM/ENS. Ex: bem, sem quem, tens.
FONTE: Google + minhas anotações
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo