Na consolidação das contas nacionais, a Secretaria do Tesour...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1308125 Contabilidade Pública
Na consolidação das contas nacionais, a Secretaria do Tesouro Nacional excluirá as operações intergovernamentais, para evitar dupla contagem de despesas, receitas, ingressos e dispêndios do setor público.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme o MCASP 8ª:

A. A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

A letra "A" ERRA, pois "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo". 

B. A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

A letra "B" ERRA, pois a importância exata é estabelecida no empenho, consistindo na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. "A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

→ a origem e o objeto do que se deve pagar;

→ a importância exata a pagar;

→ a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação". 

C. Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira.

A letra "C" ERRA, pois é no empenho que ocorre redução do crédito disponível orçamentário. A disponibilidade financeira só é alterada no pagamento. O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

D. O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

A letra "D" ACERTA, pois os empenhos podem ser classificados em:

Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

E. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

A letra "E" ERRA, pois "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento".

Por fim, o CORRETO é:

Gabarito: Letra D.

GABARITO "D"

A) A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

ERRADO. A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuadas pelas entidades públicas.

B) A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

ERRADO. A importância exata do quantum a ser pago é definida no empenho da despesa.

C) Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira

ERRADO. Ocorre no empenho, já que este ato consiste na RESERVA de dotação orçamentária para o pagamento da despesa.

D) O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

CORRETO. Consta no artigo 60 da Lei 4.320/64.

E) O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

ERRADO. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual.

Fonte: AFO. 2ª Edição. Giovanni Pacelli

Pessoal, o comando da questão me pareceu confuso.

É certo que a STN excluirá as operações intergovernamentais (3, 4 e 5), mas a dupla contagem seria evitada com a não inclusão das despesas INTRAgovernamentais (2). Ou seja, aquelas que estão dentro das unidades/entidades.

LETRA D

MCASP 8ª:

A. A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

letra "A" ERRA, pois "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo". 

B. A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

letra "B" ERRA, pois a importância exata é estabelecida no empenho, consistindo na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. "A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

→ a origem e o objeto do que se deve pagar;

→ a importância exata a pagar;

→ a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação". 

C. Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira.

letra "C" ERRA, pois é no empenho que ocorre redução do crédito disponível orçamentário. A disponibilidade financeira só é alterada no pagamento. O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

D. O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

A letra "D" ACERTA, pois os empenhos podem ser classificados em:

→ Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

→ Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

→ Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

E. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

letra "E" ERRA, pois "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo